MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Bovinos com identificador de rastreabilidade do Uruguai são apreendidos na fronteira

Em 07/04/2021 às 19:04h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Bovinos com identificador de rastreabilidade do Uruguai são apreendidos na fronteira | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Flagrante ocorreu no dia 19 de março - Divulgação/Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Seapdr), através das Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA´s) de Arroio Grande e Herval, flagrou a presença de dois bovinos com brinco identificador de rastreabilidade do Uruguai. O flagrante ocorreu no dia 19 de março, durante fiscalização em uma propriedade rural no município de Herval, e contou com apoio da Brigada Militar.
O produtor foi autuado por ingressar ilegalmente com animais no Rio Grande do Sul, estado livre de febre aftosa sem vacinação. Os animais foram recolhidos para abate sanitário e 280 kg de carne desossada foram doados para entidades beneficentes em Arroio Grande e Herval.
A Secretaria da Agricultura aguarda a defesa do autuado para encaminhar a documentação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que avaliará o procedimento técnico a ser adotado pela Seapdr, já que é considerado crime transfronteiriço. A propriedade segue bloqueada para movimentação até decisão do Ministério.
A ação também desencadeou fiscalização complementar em mais duas propriedades que tinham vínculo comercial com a propriedade do flagrante nos municípios de Herval e Jaguarão. Mas nenhuma inconformidade foi encontrada nas outras propriedades.
Neste ano de 2021, até final de março, foram 29 bovinos apreendidos sem comprovação de origem, sendo 27 próximos da fronteira com a Argentina e 2 com o Uruguai.
"Estas ações mostram a vigilância permanente que o Serviço Veterinário Oficial tem mantido nas áreas de fronteira, garantindo a sanidade animal do Estado e do Brasil", destaca Francisco Lopes, chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria.

* Com informações da Spdear

Fonte da Matéria: Spdear
Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br