MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Transformações do Jornalismo em tempo de convergência digital foi o tema da primeira Aula Aberta de 2021

Em 06/04/2021 às 15:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Transformações do Jornalismo em tempo de convergência digital foi o tema da primeira Aula Aberta de 2021 | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jeferson Vainer

Abrindo a semana de comemoração dos 25 anos do curso de Jornalismo da Urcamp, a primeira Aula Aberta do semestre aconteceu na noite de ontem. O profissional convidado foi Patrick Corrêa, repórter da RBS TV e egresso do curso, que falou sobre o dia a dia do jornalista em um momento de dinamismo e tecnologia, que culminam em rápidas transformações na profissão.

A atividade, promovida pela disciplina Jornalismo Móvel e de Convergência, ministrada pelo professor Glauber Pereira, reuniu estudantes do ensino presencial e da modalidade à distância. Pereira conta que o projeto “Aula Aberta”, iniciado em 2018, busca aproximar e conectar a teoria da sala de aula com algum assunto em pauta no cenário atual.

Neste primeiro encontro do ano, Corrêa foi convidado a dividir sua experiência ao longo de 10 anos na RBS TV – onde ingressou como estagiário e passou por diversos setores, inclusive como cinegrafista. A experiência em múltiplos setores é fundamental para a formação do jornalismo 2.0, que deve ser mais dinâmico e interativo.

Corrêa dividiu com os acadêmicos como foi a adaptação em frente às câmeras e ao modelo de “jornalismo de um homem só”, já que está envolvido em quase todo o processo, desde a pré-produção até a edição das imagens.

A adoção deste modelo tem motivado grandes transformações dentro dos grandes conglomerados jornalísticos, inclusive a RBS, que aposta em um perfil de jornalista multitarefas para tornar as redações mais ágeis e enxutas.

Uma das dicas do jornalista para os estudantes, que estão trilhando caminho na profissão é aproveitar o leque de opções que a tecnologia disponibiliza, aliando ao conhecimento teórico do curso, para lançar ao mundo boas ideias e informação. “Não importa a qualidade do material que tu tem. Tendo noção de enquadramento e composição, consegue salvar uma matéria”.

E continuou, parafraseando e atualizando o pensamento de Glauber Rocha, expoente do Cinema Novo: “Antes era uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. Hoje é uma ideia na cabeça e uma internet boa”, brinca. Também dentro da programação de aniversário do curso e da celebração do Dia do Jornalista, a Aula Inaugural deste semestre traz como convidada a jornalista Cárlida Emerin, que integrou o corpo docente da Urcamp e, atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com pós-Doutorado e Arte e Semiótica Televisual, Cárlida abordará o tema “Jornalismo, pandemia e desinformação: o caso do telejornalismo”. A atividade acontece no dia 8 de abril, a partir das 19h30min, através do Google Meet.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br