MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Precisamos respirar fora das redes sociais

Vanderlei Simões | Psicólogo, possui cursos na área de Psicologia e Psicanálise

Em 03/04/2021 às 00:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Precisamos respirar fora das redes sociais | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Desde o inicio da pandemia de Covid-19, temos ficado mais conectados as redes sociais e, claro, isso gera prejuízos. Acho que estamos esquecendo que a vida não é dentro de um celular e sim do lado de fora. Listo a seguir alguns motivos que acredito serem importantes para nos fazer pensar em construir uma relação saudável com as redes sociais:

O que podemos estar esquecendo?

Ficamos tão conectados as redes sociais, jogos e demais aplicativos de nossos smartphones que praticamente vivemos, comemos, conversamos, brincamos, tudo pelo celular. Apenas não respiramos, sim, pois a vida acontece aqui fora.

Para ter mais criatividade

“Olhar pro Instagram para criar conteúdo para o Instagram parece o auge do ensimesmado”. Vi esta frase numa matéria da @elastica.oficial. Se nós ficarmos apenas absorvendo e reproduzindo sempre o mesmo conteúdo, de onde vão surgir as coisas novas?

Para economizar dinheiro

Sim, você leu certo, para comprar menos e por consequência economizar dinheiro. As redes sociais que antes surgiram para articular pessoas, estreitar distanciam e favorecer a comunicação, têm virado, na verdade, um grande sistema de consumo capitalista. A cada story uma loja e a cada feed uma propaganda. As redes sociais estão mais parecendo um hipermercado cheio de opções de produtos do que espaço para entretenimento e comunicação.

Precisamos de outrospecção

Gosto de usar essa palavra, pois é um complemento da introspecção. A outrospecção significa um processo de reflexão interno estimulado em terapias e tratamentos psicológicos. Se olhar para dentro é importante, olhar para fora também é. Conversar com outras pessoas ao vivo e a cores, conhecer suas histórias, gostos e pontos de vista. Precisamos de contato real para viver bem. Sim, eu sei, estamos em pandemia, mas a não ser que você esteja enclausurado sozinho, entre quatro paredes, para ter desculpa, caso contrário, podemos conversar com as pessoas que estão sempre do nosso lado e agregar valores.

Para nos compararmos menos

A vida real não é um feed perfeito. Consumir o conteúdo dos ricos e famosos, com filtros perfeitos, edições de primeiro mundo é a receita da tristeza e acabar com a autoestima. Ficamos buscando ter um padrão de vida e beleza que na verdade nem quem posta tem.

Para sair da bolha

Sim, as redes sociais são uma grande bolha, quanto mais conteúdo você pesquisa mais conteúdo do mesmo tipo chega a você, é assim que o algoritmo das redes sociais funciona. Ficar um pouco menos conectados pode nos permitir oxigenar.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br