MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

CAMILO MOREIRA

Morre o homem, fica a fama...

Em 03/04/2021 às 00:41h
Viviane Becker

por Viviane Becker

CAMILO MOREIRA | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem do último Encontro das

Há no cancioneiro popular brasileiro, um samba famoso, entre outras tantas joias musicais, um em que consta a frase acima. Pois vou me valer dessa frase, dessa obra musical imortal, para escrever sobre o Homem que morreu. Descrever sobre o ser humano, a bondade, a inteligência, a grandeza de vida e o que trilhou Camilo Moreira, a multidão de amigos que amealhou em sua iluminada e feliz caminhada nesta terra, seria apenas repetitiva. Muito já foi bem escrito e descrito. E muito mais teria. Mas vou apenas me valer da inesquecível convivência que tive a felicidade de compartilhar em tantas alegres oportunidades. Nas últimas décadas em que frequentei aquela casa, sempre havia um clima de acolhimento, tranquilidade, um ar de gente feliz com a vida. Sempre tive dele o abraço, o carinho, a alegria, o sorriso amigo, ameno, terno e expressivo que dividia com sua companheira de vivência nas horas de lazer e de recolhimento.

Ah! que harmonia e paz. Nida, como carinhosamente a chamamos, com sua natural doçura no trato e na condução de sua vida, formava com ele, uma dupla perfeita! Se entendiam no olhar e no sorriso. Nunca vi um conjunto; par de pessoas tão aproximadamente juntos. E não é neoplasmo. Por vezes, mesmo no silêncio, percebi os dois se entenderem sem palavras... Noutra oportunidade, quando ex-alunas do Grupo Gurias de Bagé da Gema homenagearam Camilo no shopping Praia de Belas, Varietá Bistrô. Foi saudado e agradeceu com sua delicada forma de expressão, o que muito nos emocionou a todas e a mim, em especial, pelo vínculo que nos reuniu tantos anos após eu ter saído de Bagé. Naquela ocasião, o casal foi tão acarinhado e aplaudido que ficamos integrados na homenagem, agradecendo por tão grande e feliz oportunidade. Enfim, morreu o homem. Fica a fama, não na forma explícita da palavra. Mas por tudo que representou na vida de cada um de nós! E fica a nossa certeza de que viveu seus últimos anos do ciclo de vida que cumpriu, cercado de amor, carinho, afeto, harmonia e paz. Na companhia de seus entes queridos, cercado de uma aura de companheirismo, cumplicidade, uma vida a dois, tão cercada de luz a calma, como na música de Luiz Vieira: "Na paz do seu amor".

 

*Ivanoska Alves Baptista

O texto acima é de uma bajeense que viveu aqui até sua adolescência, quando se mudou para o Rio de Janeiro, retornando adulta para Bagé. Na década de 1960, Ivanoska assinou uma coluna diária no Correio do Sul sobre o cotidiano, e também comandou um programa na Rádio Cultura, onde fazia reportagens externas, ao vivo, sobre a vida diária da cidade. Em 1968, optou por residir novamente na cidade maravilhosa, onde cursou Direito, e, em 1973, voltou para o Sul do país, onde casou, fixou residência e mora até hoje.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
O pensamento do dia... Anteontem
Porta do Sol Anteontem
Empório AZ Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br