MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Anos 80 em 10 + 10 lições

Janine Franco | Estilista colaboradora

Em 03/04/2021 às 00:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Anos 80 em 10 + 10 lições | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Madona anos 80/ Reprodução

1 - Os anos 80 foram uma década de contrastes e o luxo foi o principal, ideal de consumo para uma sociedade desenfreada. No panorama político, Ronald Reagan assumia a presidência dos Estados Unidos e Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, entrava em cena. O mundo ocidental voltava a ser conservador em oposição aos 60’s e 70’s, rebeldes que rejeitaram a riqueza e o poder através da cultura hippie.

2 - Na moda, os punks já haviam se estabelecido e os looks mohicanos, apareciam em quase todas as coleções. Porém, na Inglaterra, pátria dos punks, eles perderam o lugar nas passarelas para a febre romântica de piratas, provocada por Vivienne Westwood. Astros da música como Boy George e Prince exibiam seus blazers de veludo e trajes de fantasia em shows apoteóticos.

3 - Lady Diana com suas mangas bufantes foi um dos maiores ícones de moda desta década. Mulheres de todas as idades sonhavam ser como ela. A fidelidade matrimonial voltava a estar na moda. A fase romântica dos anos 80, não durou muito chegaram os yuppies, dispostos a ganhar dinheiro a qualquer custo, a moda se transformou de novo. Dressed for Success – vestida para o sucesso – esse era o lema, Nancy Reagan e Margaret Thatcher eram os exemplos desse padrão feminino a serem seguidos.

4 - A yuppie feminina usava lingerie cara por baixo de roupas que imitavam os looks masculinos. Geralmente, ocupavam cargos elevados em grandes corporações, porém seus salários ainda eram inferiores ao dos homens.

5 - As séries televisivas Dallas e Dinastia exemplificavam de forma extraordinária a moda e o estilo de vida da década de 80.

6 - Feminino ou Masculino? Além dos pop stars, como Prince e Boy George, Michael Jackson também simbolizou a mudança da identidade masculina da época. Roupas com tecidos leves, macios, sapatos multicoloridos, roupas sexy, preocupação com o físico, maquiagem, roupas íntimas. Madonna tornou-se ícone e sua música Material Girl virou o hino da geração mais consumista da qual se teve notícias até hoje.

7 - O culto excessivo ao corpo lota as academias e a aeróbica é a principal atividade. Com isso a lycra tornou-se popular. A mulher dos anos 80 podia sair às ruas vestida apenas de leggings e bodies.

8 - A década de 80 foi à década dos estilistas. O marketing assumiu o lugar do design e fez com que o estilista alcançasse o sucesso, isso criou uma verdadeira batalha entre eles.

9 - Finalmente chegaram os japoneses, que já permeavam o mundo fashion desde o final dos 70’s. Sem dúvida esse foi o maior contraste da moda dos anos 80. Estilistas orientais, vindos do Japão – Yohji Yamamoto, Issey Miyake e, especialmente, Rey Kawakubo – romperam todos os paradigmas da moda. A moda japonesa era feita de tamanhos acima do necessário, em forma de saco e com muito tecido, que cobria o corpo.

10 - Na metade dos 80’s, nasceu um outro estilo de moda, advindo do estilo musical house music, que tem raízes na disco dos anos 70, roupas desportivas de lycra, casacos a la Miami Vice, tops com tecidos variados e fluorescentes, foram adotados para criar o novo look. A obsessão pela dança nos anos 80, onde música e moda estiveram intimamente ligadas, ficará marcada para sempre.  E ainda servirá como inspiração para milhares e milhares de coleções.

(semana que vem a continuação...)

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br