MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

PLISSE em 10 lições...

Por Janine Pinto Estilista/colaboradora

Em 27/03/2021 às 00:02h
Viviane Becker

por Viviane Becker

PLISSE em 10 lições... | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vestido plissado de Issey Miyake.

1. O plissado vem do francês, “plier”, que significa dobrar ou preguear. A arte do plissado mergulha as suas raízes na antiguidade. No Egito, roupas plissadas eram consideradas dignas de rainhas e faraós.

 2. Para obter o efeito de plissê, o tecido era submetido a uma solução líquida de goma, com um instrumento muito pesado, uma espécie de ferro de engomar.

3. A antiga arte do plissado em tecidos inspirou Mariano Fortuny, que patenteou seu plissé, chamado “fortuny”, em 1909. Este designer espanhol criou a saia plissada Delphos e outras peças encomendadas por celebridades e estrelas como Isadora Duncan, Eleonora Duse, Sarah Bernhardt e Peggy Guggenheim.

4. No século seguinte, lá por 1947, inspirou o “New Look” de Christian Dior do pós-guerra. A nova proposta de visual se tornou um marco da moda, por tentar resgatar a feminilidade de antigamente, perdida na depressão.

 5. O vestido com saia longa e branca de Marylin Monroe, que mescla sonho e realidade, eternizado em uma imagem no metrô de Nova Iorque, é um clássico modelo plissado que faz sucesso até hoje. Ele foi usado pela atriz no filme de 1955 - O Pecado Mora ao Lado. A peça é considerada um ícone da história do cinema e foi criada pelo figurinista William Travilla. Essa imagem foi descrita como uma das mais icônicas do século 20.

6. Outros dois importantes estilistas de roupa de noiva que deram nome a vestidos plissados foram Madame Grès e, mais contemporâneo, Issey Miyake.

7. A técnica tornou-se popular em três décadas específicas: 20, 50 e 70. Com esse revival 1970´s que invadiu a indústria da moda nas últimas coleções.

8. O plissé segue sendo um excelente recurso de moda para os criadores que, através de roupas sofisticadas, desfilam nas mais prestigiadas passarelas de capitais da moda como Lisboa, Milão, Paris, Londres e Nova Iorque.

 9. Não há restrição para a tendência no modo de usar. Na maioria das vezes, aliado a tecidos leves e fluidos, o plissado pode ser usado por todas de diversas maneiras.

10. É só escolher a peça que combine melhor com seu biótipo e idade, et voilá! Aproveite para usar e abusar da tendência!

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br