MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de História programa agenda de atividades para o semestre

Em 23/03/2021 às 10:12h

por Redação JM

Curso de História programa agenda de atividades para o semestre | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vidas Educadoras abrirá programação de palestras gratuitas | Foto: Reprodução /JM

por Alana Portella e Mariana Bond
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp


Completando seis anos de criação, o curso de História da Urcamp iniciou o primeiro semestre de 2021 com um calendário voltado a diversas atividades. O curso é coordenado pela doutora Clarisse Ismério e tem como lema: “História: Ciência do Tempo e da Criatividade”.

Na programação, estão quatro palestras gratuitas e abertas para toda a comunidade, com início no dia 10 de abril. Três delas são ministradas pela coordenadora: “Vidas educadoras: Fragmentos da História das Mulheres no RS"; “Simbolismos e Representações da Arte Cemiterial”; “Cemitérios Patrimoniais: Arquitetura, Simbolismos e Imaginários Sociais”, sendo que esta última conta com a participação de Amanda Antunes de Couto, acadêmica do curso de Direito, e Darlan Almeida da Rosa, acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos voluntários do Sarau Noturno. A quarta palestra, intitulada “Pedra Branca Futebol Clube: quando o futebol torna-se patrimônio imaterial de uma comunidade”, será ministrada por Patrik Vaz da Costa, egresso do curso de História. Inscrições e informações sobre as oficinas no site eventos.urcamp.edu.br.

As atividades também contam com a inauguração do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A coordenadora de área, Clarisse Ismério, e a coordenadora institucional, Ângela Susana Jagmin Carretta, realizam o Programa Institucional na EMEF Bidart, sob a supervisão do professor Vinícius Menezes. A bolsista Kátia Antunes da Silva, acadêmica do curso de História, conta que as atividades estão sendo realizadas no modelo físico remoto. “Elaboramos conteúdos e atividades para os alunos fazerem em casa, construídas a partir de metodologias ativas que nos foram ensinadas no curso de história. Eu conheci o PIBID quando estava no ensino médio, no qual os bolsistas levavam atividades lúdicas que agradavam a todos. E essa é minha meta, criar ações que deixem os alunos ‘brilhando os olhos’, mesmo com o distanciamento”, conclui.

A programação ainda conta com o lançamento dos livros “História de Bagé: Novos Olhares”, organizado por Gustavo Andrade (UFSM),  Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Clarisse Ismério (Urcamp) e “Nem Tudo São Rosas: Preconceitos, Lutas e Conquistas Femininas”, organizado pela Dra. Clarisse Ismério (URCAMP) e Dra. Carine Prevedello (UFRJ).

Além dessas atividades, está o projeto “Jovens Historiadores”, desenvolvido no Colégio Raymundo Carvalho, em Alegrete, com oficinas produzidas pelos alunos da Graduação i, Módulo II e reedição do Módulo I. O evento, voltado para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio, ensina o público jovem sobre temas atuais da História. “É uma oportunidade de desenvolver competências e habilidades que fazem parte da rotina do historiador. Para isso, as temáticas históricas serão trabalhadas em oficinas”, comenta Clarisse Ismério. O projeto será realizado este ano novamente de forma virtual entre 5 de maio e 30 de junho e terá como encerramento as apresentações dos trabalhos dos Jovens Historiadores.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br