MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Revista da Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias direcionadas às prioridades do pecuarista

Em 21/03/2021 às 14:40h

por Redação JM

Revista da Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias direcionadas às prioridades do pecuarista | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Embrapa Pecuária Sul, Unidade de pesquisa localizada em Bagé disponibiliza ao público a 11ª edição da sua revista periódica, a Revista da Embrapa Pecuária Sul. A nova publicação apresenta as principais tecnologias disponíveis para atender as prioridades do pecuarista do Sul do Brasil, levantadas na maior pesquisa já realizada com o setor pecuário do Brasil, através de parceria entre a Embrapa, Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS) e Universidade Federal do Pampa.

A pesquisa, realizada em todo o Brasil, buscou entender quais as prioridades da cadeia produtiva da bovinocultura de corte e obteve 2.474 respostas de participantes de 745 municípios diferentes de todos os estados do país. Apesar de o levantamento ter abrangido todo o território nacional, a nova edição da Revista da Embrapa Pecuária Sul faz um recorte da região Sul do Brasil, abrangendo os resultados da pesquisa nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Conforme a supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pecuária Sul, Lisiane Brisolara, o grande objetivo da revista é justamente apresentar uma resposta às prioridades levantadas na pesquisa, com a recomendação de tecnologias já geradas pela Embrapa e parceiros e que podem ajudar o produtor a solucionar problemas ou melhorar a produção pecuária.

A revista (disponível aqui) tem início com uma matéria que contextualiza os números levantados no Sul do país, e depois segue apresentando soluções tecnológicas para as prioridades mais lembradas pelos respondentes: custos de produção, controle de ectoparasitas, técnicas de manejo de pastagens cultivadas e nativas, qualidade e segurança do alimento, valor econômico e reprodução animal (estes dois últimos empatados tecnicamente). Os vencedores estão dentro de cinco grandes temas presentes na pesquisa: gestão e sistemas de produção; saúde e bem-estar animal; nutrição animal e forrageiras; ciência e tecnologia da carne; e melhoramento animal. “Ou seja, não se trata de um ranking geral, mas sim o mais lembrado por área”, explica o pesquisador da Embrapa e responsável pela pesquisa, Vinicius Lampert.

A revista apresenta, ainda, uma matéria sobre o Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada e um apêndice com mapas e gráficos que detalham mais a pesquisa. “Nós, da Embrapa, temos a certeza de que tanto a pesquisa como esta revista podem contribuir significativamente para estimular as boas estratégias de comunicação, transferência de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor, assim como a melhor compreensão do cenário da bovinocultura de corte e a definição de políticas públicas, destacando ainda mais a competitividade e bravura da nossa tradicional pecuária Sul-brasileira”, destacou o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso.

 

Pesquisa de Prioridades
A enquete recebeu a contribuição de produtores rurais, empresários, consultores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e demais atores da cadeia sobre as principais prioridades atuais do setor. Com a resposta vinda dos integrantes da cadeia produtiva e que estabeleceram essas prioridades, foi possível perceber que, para atender alguns dos principais anseios relatados, já existem tecnologias geradas pela pesquisa e que podem ser usadas nos diferentes sistemas de produção. A partir disso, foi idealizada a nova edição da Revista da Embrapa Pecuária Sul, que buscará auxiliar a levar, a um maior número de pessoas, quais tecnologias a Embrapa e parceiros disponibilizam para atender essas prioridades.

Os resultados da pesquisa visam ajudar na priorização e no direcionamento de estratégias de comunicação, desenvolvimento e inovações de interesse do setor produtivo. No Brasil todo foram 2.474 respondentes, de 745 municípios de todas as regiões do País. No recorte da região Sul-brasileira, são 735 participantes de 193 municípios. Cerca de 67% dos participantes da enquete no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná identificaram-se como produtores rurais, na atividade principal ou secundária.

Conforme Lampert, a próxima etapa da pesquisa consiste em filtrar as prioridades para cada região ou bioma, de modo a facilitar a identificação de soluções específicas que possam ser aplicadas pelo setor produtivo e apoiar a elaboração de políticas públicas regionalizadas. “Com a disponibilização dos resultados para cada região do Brasil será possível que outros órgãos ou instituições realizem levantamentos sobre as soluções tecnológicas disponíveis para uso pelo setor produtivo nas diferentes regiões do Brasil. Espera-se também realizar publicações específicas, por exemplo, com as prioridades comparativas entre os biomas brasileiros”, finalizou.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br