MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Quem está te levando para passear?

Dilce Helena Alvez Aguzzi – psicóloga clínica

Em 27/02/2021 às 00:06h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Quem está te levando para passear? | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Há um tempo escrevi esse artigo e agora, ao revisitá-lo, percebi que é oportuno (e necessário) republicá-lo aqui, no Ellas, caderno que gosto tanto.

Sempre que algo diferente de nossa vontade, consciência, ética ou valores está nos controlando, contrariando e oprimindo, vem-me à mente uma imagem urbana bem frequente. Trata-se daquelas pessoas que saem para levar o cachorro para passear, entretanto, só elas pensam que estão no comando, mas quem as conduz é o animal de estimação. Ele que escolhe a hora, o caminho, a velocidade da marcha, as paradas, tudo. Alguns são literalmente arrastados num passo mais ligeiro que gostariam.

Fico pensando em quantas situações impostas, permitidas por nós mesmos, são o equivalente ao alegre labrador que, com sua robustez ofegante, nos arrasta vida à fora:

- O medo de frustrar os filhos, dando-lhes o poder de decisão sem maturidade, abrindo mão da autoridade que os fariam seguros e resilientes.

- O receio de decepcionar os outros, dizendo sim, enquanto a alma está gritando o limite já ultrapassado.

- Acompanhar as loucuras da moda, mesmo que contra nosso próprio gosto e estilo, só por medo de parecer ultrapassado.

- Demonstrar felicidade constante, embora sozinho no banho as lágrimas fluam sem permissão.

- Cumprir pré-requisitos sociais, mesmo que exausto e sem objetivos autênticos.

- Status quo, beleza, juventude, magreza, carro novo, casa, férias no lugar certo, mesmo que sirvam somente para estressar-se afim de mantê-los sem nada usufruir.

- A tecnologia, que nos escraviza, nos mantém ligados em tempo integral, informado sobre banalidades e alienados de nosso centro.

- A vida alheia, a opinião alheia representada pela aprovação nas redes sociais.

Estereótipos de todo tipo, politicamente correto, rebelde sem causa, intelectualóide sem leitura ou sem produção. A exigência de militância pode ser uma pressão externa e vazia de significado.

Ou será que do outro lado da coleira que seguramos está o velho hábito, a preguiça, o eterno procrastinar das decisões importantes, de sermos importantes, de ouvirmos a nós mesmos? Ou seria o medo, o pânico ou a ansiedade que estão nos forçando a escolhas tortuosas?

Talvez não seja nenhuma dessas pressões da vida moderna, mas vale à pena pensar um pouquinho e tentar descobrir quem está te levando para passear?

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br