MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Sebrae projeta que 42% dos empresários gaúchos pretendem expandir seus negócios em 2021

Em 20/02/2021 às 11:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Sebrae projeta que 42% dos empresários gaúchos pretendem expandir seus negócios em 2021 | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios mostra também que 88% das empresas estão operando Foto: Divulgação

Os empresários estão mais confiantes com a retomada das atividades, reflexo do avanço da vacinação e da perspectiva de melhora no cenário econômico. É o que mostra a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, desenvolvida pelo Sebrae RS. O levantamento apontou que 42% dos empresários pretendem expandir seus negócios no primeiro semestre deste ano, seguidos de 39% que pretendem manter, 11% reposicionar, 5% retomar e 2% reduzir. Apenas 1% dos entrevistados pretendem encerrar as atividades da empresa.

“Estamos otimistas com a recuperação dos negócios, especialmente no segundo semestre, porque o avanço da vacinação abre a perspectiva de retomada do consumo, o que melhora a expectativa dos agentes econômicos quanto à uma retomada próxima do crescimento, e destrava as decisões de investimento”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

O reflexo disso está no percentual de apenas 12% das empresas que permanecem sem funcionar, enquanto 88% estão operando. Por conta disso, o faturamento também apresenta sinais de recuperação. O mês de janeiro apresentou o melhor resultado da série, com 24% dos negócios sinalizando aumento, 33% manutenção e 43% redução.

A pesquisa traz um novo foco de interesse dos empreendedores gaúchos: o mercado. Citada por 40% dos entrevistados, a orientação sobre uso de ferramentas digitais para o relacionamento com os clientes aparece entre as prioridades, seguida da análise sobre tendências e perspectivas do mercado, com 29% de indicações, e alternativas para diversificar produtos e serviços, com 24% de preferência, superando as questões financeiras, que foram prioritárias em 2020. Neste ponto, o capital de giro segue como foco de interesse para 38% dos entrevistados.

Apesar de perder o primeiro lugar em 2021, a busca por crédito no ano 2020 foi uma constante na vida de muitas empresas, já que 42% delas buscaram recursos com terceiros. Naquelas que procuraram linhas de crédito com agentes financeiros, o valor médio obtido foi de R$ 79,6 mil. O dado ruim deste último levantamento é que, das empresas que fecharam definitivamente em janeiro, 19% delas o fizeram por razões relacionadas ao mercado (falta de clientes), financiamento (falta de capital de giro) e incapacidade de reposicionar o seu negócio. A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios foi realizada de 11 a 24/01. A margem de erro é de 3,4%.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br