MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Carnaval em 10 lições...

Janine Pinto Estilista/Colaboradora

Em 13/02/2021 às 00:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Carnaval em 10 lições... | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

1. O carnaval teve a sua origem na Europa, nas festas em honra de Baco ou Saturno da Roma antiga, embora em outras fontes reconheçam sua raiz nos rituais celtas pagãos, que foram posteriormente regulamentados pela Igreja Católica.
2. A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.
3. A lógica que regia as festas da Antiguidade era a mesma para o Carnaval na Europa da Idade Média e Moderna: o mundo de cabeça para baixo. Sendo assim, tratava-se de um período de inversão proposital da ordem, portanto, as restrições das vidas das pessoas eram abolidas, e os papéis que existiam naquela sociedade, invertidos, daí vem a explicação das fantasias.
4. A partir do século 19, as máscaras e fantasias se popularizaram e fizeram parte das festas por toda a Europa. Os personagens que mais davam o que falar eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina.
5. O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos 16 e 17. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.
6. O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas pobres. A partir do século 20, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba, estilo musical muito influenciado pela cultura africana, e do desfile das escolas de samba, evento que acabou sendo oficializado com apoio governamental. Nesse período, o Carnaval assumiu a sua posição de maior festa popular do Brasil.
7. Ao longo do século 20, o Carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização, tanto entre a classe dominante, como entre as classes populares.
8. O pierrô, colombina e arlequim são personagens de teatro que surgiram na Itália do século 16. Eram figuras presentes nos teatros de rua, que serviam para satirizar os integrantes da nobreza. Do teatro de rua passaram para o Carnaval de Veneza. Estes personagens, já identificados com o Carnaval, chegaram ao Brasil no começo do século 20 e até hoje são figuras representativas, encabeçam a lista das fantasias.
9. Blocos de rua como Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo, no Rio de Janeiro, fazem parte de um período bastante importante do país. A história da maior festa popular do mundo é também um elogio à liberdade.
10. O Carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br