MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Alunas da Pedagogia da Urcamp criam site para auxiliar pais com atividades em casa

Em 31/12/2020 às 11:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Alunas da Pedagogia da Urcamp criam site para auxiliar pais com atividades em casa | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Público-alvo é crianças entre zero e cinco anos - Foto: ReproduçãoJM

Com a pandemia, os pais que passaram a adotar o home office tiveram que aprender a conciliar suas atividades profissionais com a atenção aos filhos, principalmente com aqueles que foram remetidos ao ensino remoto. Dentro desse contexto, a maior preocupação é com a faixa etária de zero a cinco anos que, em razão da idade, exige uma dedicação ainda mais redobrada.

Pensando nisso, alunas do curso de Pedagogia da Urcamp desenvolveram o site Amor Tamanho Coruja (https://www.amortamanhocoruja.com.br/), que consiste em disponibilizar uma série de atividades, recomendações e orientações que podem ser aplicadas pelos pais na rotina diária de seus filhos. O projeto faz parte da quarta competência de Pedagogia e conta com a orientação da professora Viviane Gentil e mentoria de Rita Martins Vilela.

Segundo Viviane, o projeto integrou, durante o semestre, uma série de produtos desenvolvidos com o objetivo de orientar os pais e responsáveis sobre como lidar com o desenvolvimento infantil de seus filhos. Nisso, a faixa etária de zero a cinco anos é que mais preocupa nessa pandemia. “Considerando que essa faixa etária estava sem o acesso à escola, precisava de um maior incentivo dos pais. Como muitos deles não sabem como fazer e potencializar isso, a Pedagogia se responsabilizou por criar inúmeros produtos. Entre eles, o site. Para isso, as alunas estudaram as teorias que envolvem o desenvolvimento infantil dessa faixa etária e desenvolveram junto à mentora”, explica.

Contribuição como futuras pedagogas

Para a estudante Sandrielle Teixeira, 19 anos, o site “Amor Tamanho Coruja”, elaborado por quatro acadêmicas, representa um desafio enfrentado por todos, em especial os pais, professores e alunos. “Este desafio de aulas remotas foi uma grande novidade, principalmente para os pequenos. Sendo assim, como futuras pedagogas, precisávamos criar algo inovador para a cidade de Bagé e que ajudasse neste momento de pandemia, com nosso foco nos pais e alunos. Este projeto significa superação, inovação e criatividade de alunas que têm o desejo de contribuir com o seu profissionalismo para um mundo melhor”, contextualiza.

Na concepção da aluna Gabriélle Miranda, 20 anos, a dinâmica interdisciplinar, oferecida pelas atividades do curso de Pedagogia, oferece um “gancho gerador” para busca de conhecimentos e melhorias da forma de ensinar, com uso de ferramentas inovadoras. “Observo que, aos poucos, tudo vem se adaptando ao nosso redor. Os professores também estão aprendendo conosco, em como melhorar a metodologia destas atividades, demonstrando, assim, o interesse e a flexibilidade em melhorar a forma de ensinar. Por conta da pandemia, onde o afastamento social é primordial, as ferramentas digitais ganharam enfoque, incentivando o apreço e a indispensabilidade pela informática. Logo, dessa demanda surgiu o nosso site, Amor Tamanho Coruja, através da ferramenta Google Sites, que é de fácil entendimento para pessoas que não possuem conhecimento em programação”, relata.

Aluna participante do projeto, Nilza Leal, 20 anos, destaca que a finalidade do projeto em si demonstra, na prática, a importância da Pedagogia na sociedade. “O Amor Tamanho Coruja, para mim, representa uma oportunidade de levar aos pais e responsáveis opções simples de atividades que eles possam desenvolver com os pequenos em casa, ainda mais agora nesse momento tão delicado que estamos vivendo, em que as crianças estão ficando mais tempo em casa. A ideia é que essas atividades que estão disponibilizadas no site aproximem a relação entre pais e filhos”, pontua.

Essa linha de pensamento também é compartilhada pela acadêmica Brenda Rodrigues, 21 anos, que destaca que o projeto é uma forma de auxiliar os pais num momento novo, que se exige mudança de hábitos. “Ao decorrer deste ano, tivemos algumas oportunidades online oferecidas pela Urcamp de conhecer e trocar experiências com professoras que atuam na Educação Infantil, e foi fantástico ver a dedicação das professoras com as aulas remotas. Portanto, mais uma vez é possível visualizar a importância dos profissionais da educação na vida dos alunos, pois, sem eles, o que seria do desenvolvimento dos nossos pequenos neste momento difícil?”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br