MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Articulação busca liberação de crédito pelo Banrisul para a Urcamp

Em 19/12/2020 às 01:21h

por Redação JM

Articulação busca liberação de crédito pelo Banrisul para a Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agenda reuniu reitora com o deputado Luis Augusto Lara e o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Otomar Vivian | Foto: Grazielle Corrêa de Araujo

 

Uma agenda realizada na manhã de quinta-feira, dia 17, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, formalizou uma articulação junto ao secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Otomar Vivian, pelo deputado estadual Luis Augusto Lara, no sentido de viabilizar a abertura de uma linha de crédito, por parte do Banrisul, para a Urcamp. O assunto foi debatido com a reitora Lia Maria Herzer Quintana, que destacou a importância do recurso para que a Instituição de Ensino Superior (IES) garanta o custeio de suas atividades, atingidas pela pandemia da Covid-19, a exemplo de demais setores do país, assim como permita investimentos para o aprimoramento constante do ensino disponibilizado aos estudantes.

A pauta em questão visa, na prática, sacramentar uma negociação iniciada pela Fundação Attila Taborda (FAT), mantenedora da Urcamp, ainda em junho, junto ao banco. Na ocasião, a FAT dava início às tratativas em razão do agravamento da crise gerada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. O pleito apresentado buscava a renegociação de linhas de crédito e, ainda, a contratação de novo empréstimo.

Em ofício encaminhado ao chefe da Casa Civil, na quinta-feira, a Fundação detalha todo o cronograma de negociações. "A reunião com a Presidência do Banrisul ocorreu no dia 08/09/2020 e,  após essa data, a instituição prontamente encaminhou alguns documentos solicitados pelo banco, porém, até o momento, não houve qualquer evolução", menciona trecho do documento.

"Cumpre-nos referir que a FAT/URCAMP vem operando com 100% na cobrança de títulos do ensino superior com excelente liquidez, conforme índices repassados pelo  próprio  Banrisul  e  com  85%  da  folha  de  pagamento  via  Banrisul. Ainda,  que  temos cumprido  com os contratos  e empréstimos  assumidos  junto  ao  Banco", ressalta o documento. O ofício encerra relatando que, após esse longo tempo de tratativas, o Banrisul apresentou, em dezembro,  uma  proposta insuficiente.

Foi a partir deste último trâmite que, então, a Fundação buscou apoio no sentido de garantir um acerto viável tanto para a Instituição de Ensino Superior quanto para o Banrisul. Inicialmente, o pleito chegou até o deputado Luis Augusto Lara, o qual, nesta semana, articulou a agenda junto ao secretário-chefe da Casa Civil.

Procurado pelo JM, o secretário-chefe da Casa Civil encaminhou nota a respeito do assunto: "Como alguém que é da região, sei da importância da Urcamp não só para o desenvolvimento da região, como do Estado inteiro. Juntamente com o deputado Luís Augusto Lara, vamos tratar junto ao Governo do Estado o encaminhamento da demanda trazida pela reitora, professora Lia Maria Herzer".

Por sua vez, Lara reiterou o compromisso de contribuir junto à Instituição de Ensino Superior."Nós recorremos agora, ao centro do governo, à Casa Civil, para que o governo possa intervir para liberar o crédito para a Instituição que está em toda a Metade Sul, não só em Bagé. Precisamos que vá além do formato normal de empréstimo.Estamos vivendo momento diferenciado e o governo do Estado tem que ajudar a manter a Urcamp neste momento. Esse empréstimo para capital de giro, para pagamento de folha é vital e não pode se restringir somente ao formato normal técnico-bancário. Precisa haver um olhar do governo, que é um dos acionistas do banco, de como ajudar uma Instituição de Ensino com todo esse caráter social que tem essa Instituição, com os empregos que ela mantém na região. É isso. Estamos buscando um outro formato", mencionou ele ao adiantar uma resposta positiva. "A boa notícia é que ontem (quinta-feira) mesmo, o presidente do Banrisul já entrou em contato para a gente remodelar e buscar uma outra solução para liberar recurso para a Urcamp", completou.

"Meu papel é esse, fazer essa articulação entre a Instituição, o governo e as entidades financeiras que, ao longo dos anos, eu tenho feito (...) É nesses momentos que a gente tá aqui para dar um 'costado'. Eu sou egresso da Urcamp e entendo as questões jurídicas porque o Direito da Urcamp me ajudou muito. Como deputado e ex-aluno estou firme ao lado da reitora que, aliás, vem fazendo um trabalho muito sério, muito austero e é isso que tem mantido a nossa entidade em pé. Agora, estamos precisando de uma atenção especial do governo e do próprio banco", concluiu Lara.

A reitora e presidente da FAT frisou o papel fundamental da articulação no âmbito político. "O apoio do Otomar e do Luis Augusto é importante porque são referências regionais e conhecem a Urcamp. Eles sabem o quanto esta Instituição é relevante para toda a nossa região. Esta ajuda financeira é fundamental neste momento, porque repercute em ensino e emprego em todos os locais onde a Urcamp está instalada", destacou Lia.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br