MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Em parceria com Rotaract, alunos da Nutrição da Urcamp realizam projeto sobre Novembro Azul

Em 01/12/2020 às 08:30h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Em parceria com Rotaract, alunos da Nutrição da Urcamp realizam projeto sobre Novembro Azul | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunas distribuíram panfletos no centro - Foto: Divulgação

O Novembro Azul é sempre uma oportunidade para estabelecer conscientização do público masculino, quanto à necessidade de prevenção médica. Acompanhando essa linha de raciocínio, acadêmicos de Nutrição da Urcamp, em parceria com o Rotaract Clube de Bagé Rainha da Fronteira, desenvolveram o seguinte Projeto Integrador: “Novembro Azul – Saúde do Homem”.

A intenção do projeto foi atender uma demanda cadastrada na plataforma Sou I da Urcamp, pelo Rotaract. Nisso, estiveram envolvidas as alunas Gabriela Pinheiro Meinardo, Daniéli Pereira Telles, Eduarda Lucas Saraiva e Kessia Evelin Gonçalves, com mentoria do nutricionista João Luis Ricalde Gervásio e orientação da professora Mônica Palomino, que também é coordenadora do curso de Nutrição.

Entre as ações realizadas pela curso, na segunda-feira (26), as estudantes distribuíram panfletos no centro da cidade, com orientações sobre a importância do homem estar atento com a prevenção e tratamento do câncer de próstata, garantindo, assim, mais chance de cura. No que diz respeito à Nutrição, a ênfase foi a respeito de hábitos alimentares adequados como um fator determinante para cuidados. Conforme descrito no projeto, alguns alimentos tendem a causar um crescimento desordenado de células no organismo, o que pode vir a originar várias, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer (entre eles, o de próstata).

Paralelo à ação na rua, os estudantes também aplicaram um questionário, no Facebook e em grupos do WhatsApp, sobre os hábitos alimentares e da rotina do público masculino, no que diz respeito à prevenção. “Tivemos 60 respostas, o que é um numero bom, já que muitos homens têm vergonha ou falta de interesse de falar sobre o assunto. Como acadêmica, foi uma oportunidade incrível a qual despertou meu conhecimento a respeito da doença. A realizar os materiais e interagir, a pessoa vai se familiarizando com o ambiente, e criando mais experiência. Pra mim foi muito enriquecedor”, afirma Gabriela.

Busca por impacto na comunidade

Presidente do Rotaract Club de Bagé Rainha da Fronteira, Hiago Gatto afirma que o clube tem como proposta buscar parcerias com a Urcamp, de modo que possam, com suporte técnico, causar um impacto maior na comunidade. No segundo semestre, a organização aproveitou as datas que são lembradas com cores a cada mês e promoveu ações.

No Novembro Azul, buscou-se por orientações que visassem conscientização. “As meninas fizeram um trabalho incrível, por meio de panfletagens, com informações sobre os cuidados que devem ser tomados, bem como a arrecadação de alimentos em mercados para doar à entidades que atendem pessoas com câncer e criação de uma cartilha. Somos muito gratos por toda a parceria e esperamos continuar, no semestre que vem, realizando muitos projetos de impacto com a ajuda dos alunos da Urcamp”, destaca.

Orientadora do projeto, Mônica Palomino destaca a importância dos Projetos Integradores que, além de trazerem efeitos práticos na comunidade, proporcionam, aos alunos, vivências da profissão e realização de pesquisas. “Homens têm muita dificuldade de buscar um atendimento médico preventivo. Grande parte procura somente quando estão com alguns sintomas ou prevalência de outra patologia. Por isso, a ação foi muito importante e enriquecedora”, finaliza.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br