MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Trabalhadores do Pampeano aprovam pauta de reivindicações em primeira assembleia

Em 23/11/2020 às 06:43h

No sábado, dia 21, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região realizou a primeira assembleia da campanha salarial 2020/2021 para trabalhadores do Marfrig. O encontro ocorreu para trabalhadores do Pampeano Alimentos, na subsede do Sindicato, em Hulha Negra. No próximo dia 28, acontece a segunda, desta vez no ginásio do STIA, na Avenida São Judas Tadeu, nº 853,  para trabalhadores do Marfrig/Bagé.

Os trabalhadores do Pampeano aprovaram a pauta de reivindicações da categoria. Entre elas o reajuste salarial composto da inflação do período (entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021) mais 3% de aumento real, além da elevação do Piso da Categoria para R$ 1.500,00 (atualmente está em R$ 1.385,10), além da manutenção das demais cláusulas do acordo coletivo em vigor.

A assembleia teve duração de uma hora, tendo em vista os protocolos de segurança e de distanciamento social, visando a evitar aglomerações. O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, ressaltou que, mesmo no período de pandemia, onde grande parte da economia no Brasil teve problemas, o setor frigorífico não parou. "Os trabalhadores seguiram produzindo e, recentemente, o Marfrig divulgou um lucro sete vezes maior no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado", manifestou Cabral. "Mas, para o trabalhador, o salário continuou o mesmo, com os preços dos alimentos, inclusive da própria carne, disparando no supermercado por conta de uma política econômica que privilegia a exportação, enquanto o mercado interno acaba tendo problemas de abastecimento", salientou o líder sindical. 

O presidente enfatizou a importância dos acordos coletivos. "Se não houvesse acordo, o trabalhador ficaria sem nada. Graças aos acordos, por exemplo, é que o trabalhador da alimentação, hoje, ganha no piso da categoria um valor ao menos 30% maior do que o salário mínimo", frisa Cabral. O líder sindical pondera que, com o advento da reforma trabalhista, os acordos coletivos de trabalho ganharam mais força, onde o acordado se sobrepõe à própria legislação, a participação dos trabalhadores é ainda mais importante. 

Ao final do encontro, Cabral explicou como irá funcionar o sorteio de brindes que será realizado pelo Sindicato no dia 18 de dezembro, com diversos prêmios, para contemplar os trabalhadores que mantiveram em dia, durante o ano, suas contribuições ao Sindicato. O presidente também parabenizou a diretora do Sindicato e funcionária do Pampeano, Tanira Ramos Martins, que foi eleita vereadora em Hulha Negra - onde foi a terceira candidata mais votada. 

Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br