MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Vinhos da Campanha Gaúcha têm Indicação de Procedência

Em 19/04/2024 às 08:22h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Vinhos da Campanha Gaúcha têm Indicação de Procedência | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Análise sensorial foi conduzida pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo / Foto: Divulgação

Foi realizada na Unipampa, campus Dom Pedrito, a primeira Avaliação Sensorial IP Campanha Gaúcha de 2024. A atividade ocorreu na manhã de terça-feira, 16. A análise sensorial foi conduzida pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo, e contou com a participação de seis degustadores técnicos.

Foram avaliadas 13 amostras das vinícolas da Campanha Gaúcha, que é coordenada pela Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha. O presidente da associação Pedro Candelária salientou que desde 2020,  são enviadas as mostras para aprovação de selo IP mais de 10 milhões de litros. “Já saíram para o mercado mais de 8,9 milhões de garrafas com selo IP Campanha Gaúcha”, enfatiza.

Candelária ressalta que esses expressivos números não apenas evidenciam a vitalidade da região da Campanha Gaúcha, mas também reforçam seu papel como um polo de excelência na produção de vinhos de alta qualidade, consolidando seu prestígio ano após ano.

As Indicações Geográficas (IGs) são as áreas demarcadas no Brasil sendo classificadas em dois níveis. Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). Fazem parte da IG da Campanha Gaúcha 14 municípios – Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, com a participação das seguintes vinícolas: Almabaska, Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego, Bueno Wines, Campos de Cima, Cerros de Gaya, Cordilheira de Sant'ana, Dunamis, Estância Paraizo, Guatambu Estância do Vinho, Nova Aliança, Peruzzo Vinhas & Vinhos, Routhier & Darricarrère, Vinhetica, Vinícola Almadén, Vinícola Salton, Vinícola Seival e Zampieri Fernandes.

Cabe ressaltar que cada vinícola participante deve submeter cada amostra na avaliação para receber o selo. Mesmo que o rótulo tenha o selo numa safra, na próxima safra, a amostra deverá ser avaliada novamente. 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br