MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

O raio-x do elenco jalde-negro para a Divisão de Acesso

Em 12/04/2024 às 08:15h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

O raio-x do elenco jalde-negro para a Divisão de Acesso | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estreia está programada para este sábado - Gabriel Messias/G.E.Bagé

O Bagé iniciou a pré-temporada no dia 2 de março, com apenas sete atletas anunciados. O motivo é que a grande maioria estava envolvida com as disputas dos campeonatos estaduais de Série A. Tanto que, nos dois jogos-treinos realizados, o técnico Alê Menezes precisou fazer improvisações, que já serviram como testes caso sejam necessárias ao longo da competição, por conta das eventuais suspensões e lesões. Na data da estreia serão completados cerca de 45 dias de pré-temporada. E muito mudou, principalmente nas últimas duas semanas. Entre anunciados e acertados já confirmados são 23 atletas.

Por isso, a proposta de conteúdo é trazer um raio-X do elenco, de modo que o torcedor tenha uma noção do que se espera para a Divisão de Acesso, cujo pontapé inicial será dado contra o São Gabriel, neste sábado, 13, às 15h, no Estádio Pedra Moura (com portões fechados).

Goleiros

Para o gol, o Bagé conta com dois goleiros disponíveis. O primeiro a chegar foi o goleiro Rafael Dal Molin, 22 anos. Embora seja natural da Rainha da Fronteira, será a primeira vez que vestirá, profissionalmente, a camisa de um clube local. Antes, passou pelo futebol paulista, paranaense e mineiro. Dal Molin atuou no primeiro jogo-treino, na vitória por 6 a 1 sobre o Grêmio Candiota.

O segundo a chegar foi Everton Ferreira Fernandes, 35 anos, mais conhecido como Tom. O jogador atuou no segundo jogo-treino, na vitória por 4 a 0 diante do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) Pólo Sul. Esta será a primeira vez que Tom jogará no futebol gaúcho. Por indicação do atacante Wallan Luan, grande parte da sua carreira foi desenvolvida no futebol paulista, com destaque para o Grêmio Novorizontino, quando foi o goleiro titular na conquista do Acesso para a Série A do Campeonato Paulista.

A lista fecha com o goleiro Régis Antonio Cornely, 29 anos. O jogador disputou a Série A do Campeonato do Maranhão pelo Imperatriz, chegando até a semifinal. Ele deve se apresentar na segunda-feira, 15, no Pedra Moura. No futebol gaúcho, Régis vestiu a camisa do Glória, Igrejinha, Sapucaiense, São Paulo-RG e União Harmonia.

Anteriormente anunciado, Ronaldo Zílio saiu no Boletim Informativo Diário (BID), contudo, terá uma reunião por videochamada com a diretoria para tratar sobre sua liberação, em razão de questões familiares.

Laterais

Para a lateral direita, o Bagé já conta com Felipe Cordeiro, 32 anos, que também pode atuar como volante. No primeiro trimestre, atuou por empréstimo no bandeirante, pela Série A-3 do Paulistão. Ele atuou nos dois jogos-treinos. No lado direito, também há Gabriel Biteco, 24 anos. Irmão de Guilherme e Matheus Biteco, o jogador disputou o Gauchão pelo Brasil de Pelotas e pode jogar, ainda, na função de segundo volante. Ele não pôde participar dos jogos-treinos, mas já está de volta aos gramados.

No lado esquerdo, há dois atletas disponíveis. O primeiro a chegar foi Diego Hoffmann, 31 anos. Em 2024, disputou a Série de Mato Grosso pelo Nova Mutum. Nos jogos-treinos, atuou na lateral esquerda, mas, também, como zagueiro, pelo mesmo lado.

E o segundo foi uma figura já conhecida na cidade: Gustavo Nogy, 28 anos. Após passagem pelo Guarany, no Gauchão, o lateral vai para a quarta temporada no Pedra Moura (as demais foram em 2017, 2018 e 2019). Além da lateral, Nogy também foi testado na meia esquerda, onde já atuou em clubes anteriores e na própria dupla Ba-Gua.

Zagueiros

Para a zaga há três jogadores de ofício confirmados. O primeiro anunciado foi Raúl Rocha, 30 anos, participando de toda a pré-temporada. O jogador atuou duas vezes pelo Guarany (Terceirona de 2016 e Divisão de Acesso de 2021) e será a primeira oportunidade com a camisa jalde-negra.

Depois, se integrou ao elenco Wagner Freitas, 33 anos, que estava no Nova Mutum, na disputa da Série A do Mato Grosso. Na cidade, disputou o Gauchão de 2022 pelo Guarany, porém, já trabalhou com Alê Menezes em ocasiões anteriores e com passagens por diversos clubes que disputam a Divisão de Acesso. O jogador atuou no segundo jogo-treino.

Também há a novidade de Diego Rollo, 22 anos. Oriundo do futebol paulista, conta com passagens dentro do futebol gaúcho por Passo Fundo e São Paulo-RG. Em 2023, jogou a Série A do Campeonato Cearense pelo Atlético-CE.

Por fim, o anúncio do zagueiro Augusto Pedra, 29 anos, com passagens por São Paulo Crystal, Confiança-PB, Esporte, Ação, Pombal EC e Ypiranga-AP.

Volantes

Na lista de volantes, a renovação de contrato de Alan Gonçalves, 26 anos, um dos destaques das últimas duas temporadas. Gonçalves retorna de empréstimo do Cruzeiro de Cachoeirinha, depois de ter conquistado o título da Terceirona, no segundo semestre de 2023. Pelo jalde-negro, foi vice-campeão da Terceirona em 2022 e participou da campanha na Divisão de Acesso de 2023.

Depois, veio o anúncio de Ben Hur Jardim dos Santos, 29 anos. O atleta também foi um dos destaques da campanha da Terceirona, em 2022. Em 2024, jogou a Série A do Mato Grosso pelo Luverdense, que chegou até a semifinal e conquistou vaga para a Série D do Brasileirão de 2025.

E nesta semana, o clube também confirmou a chegada do volante Fábio Gonçalves de Souza, 28 anos, conhecido como Makelele. No primeiro trimestre de 2024, disputou a Série A-2 do Campeonato Paulista pelo Rio Claro.

Meias

Para a função de meia, onde está o papel da articulação das jogadas, quatro nomes estão confirmados. O primeiro foi Leandro Canhoto, 29 anos. Revelado na base do Brasil, o jogador se profissionalizou no Grêmio. Depois, passou por diversos clubes, entre eles, o Guarany, no Gauchão de 2022 e Divisão de Acesso de 2023. No momento, encontra-se no Departamento Médico e não deve estar disponível para a estreia.

Quem deverá jogar a estreia será William Bartholdy, 25 anos. Revelado na base do Inter, jogou o Gauchão de 2024 pelo Santa Cruz e conta, também, com passagens por Pelotas, Avenida, Guarani-VA, Aimoré, entre outras equipes.

A principal novidade foi o retorno de Fernando Pacheco Macedo Costa (Fernandinho), 32 anos. O jogador atuou por 10 temporadas no clube e viveu grandes momentos. A volta aconteceu no segundo tempo do jogo-treino contra o Siapergs Pólo Sul, quando o meia fez um gol e deu assistência para outro. Fernandinho deverá ir entrando no segundo tempo nas partidas até adquirir a condição física ideal.

A lista ainda será completada por Wendel Júnior, 26 anos, que já foi anunciado. O jogador está emprestado para o Votuporanguense, que se classificou para a semifinal da Série A-3 do Paulistão. Caso chegue até a final, o jogador, que é titular da equipe, se apresentará no Pedra Moura somente no final de abril.

Atacantes

Na lista do ataque, opções não faltam. Para as extremidades do campo, quatro estão disponíveis. Wallan Luan, 32 anos, irá para sua quarta temporada no Estádio Pedra Moura. As demais foram em 2019, 2020 e 2023. O jogador também foi destaque pelo rival Guarany, tendo sido um dos titulares do time vice-campeão da Divisão de Acesso de 2021 e tendo jogado, posteriormente, o Gauchão de 2022 e a Copa FGF

Depois, Pablo Bueno, 33 anos, que disputou o Gauchão de 2024 pelo Santa Cruz. O atacante jogou a Divisão de Acesso de 2021 pelo jalde-negro e, em 2022, disputou o Gauchão e a Copa FGF pelo Guarany. Também há o retorno de Vini Santos, 31 anos, que disputou a Série do Campeonato do Pará pelo Canaã. Vini já atuou no Pedra Moura em 2019 e 2020. E a novidade foi Douglas Vargas, 30 anos. Por três ocasiões, jogou no São Paulo-RG. Em 2023, Dougas estava no rival Guarany, onde conquistou o acesso para o Gauchão.

Por fim, para a função de centroavante são dois confirmados. O primeiro a chegar foi Mário César Leite, 22 anos, que já balançou as redes nos jogos-treinos. No primeiro trimestre, atuou por empréstimo no Nova Mutum, pela Série A do Campeonato Mato-grossense. Destaque para a passagem pelo Igrejinha, quando foi artilheiro da Terceirona de 2023, com sete gols.

E também disputará a posição Alex Gonçalves, 33 anos. Em 2024, jogou a Série A da Bahia pelo Jequié. O jogador foi o centroavante do Moonson no título da Terceirona (2022) e na campanha até a semifinal da Divisão de Acesso (2023). Em âmbito internacional, passou por equipes da Romênia, Turquia, Portugal, Indonésia e Malásia. Eis um breve resumo do elenco jalde-negro.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br