MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Prefeitura encaminha trâmites para assumir gestão da Casa da Menina

Em 05/04/2024 às 10:36h

por Redação JM

Prefeitura encaminha trâmites para assumir gestão da Casa da Menina | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Anúncio ocorreu terça-feira, durante agenda na Urcamp | Foto: Felipe Valduga

Mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT) há mais de duas décadas como espaço para atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, a Casa da Menina deve ter sua gestão repassada para a Prefeitura de Bagé. O anúncio ocorreu na terça-feira, dia 2, durante visita do prefeito Divaldo Lara ao Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp).

De acordo com o chefe do Executivo, a absorção do espaço, pela Prefeitura, torna a rede pública de atenção aos jovens em situação de vulnerabilidade completo. Segundo especificou, na atualidade, já há a Casa do Guri, destinado ao atendimento de meninos e, mais recentemente, foi instituido do Lar dos Irmãos (antigo Lar Santo Estevão), criado para atender meninos e meninas com vínculo familiar em um mesmo espaço. "Com isso, nós vamos conseguir ampliar o número de profissionais ao serviço social prestado, há muitos anos, pela Urcamp, e que é algo muito importante", mencionou, ao anunciar as tratativas.

Questionado sobre o atual cenário, Divaldo afirmou que o momento é de formalização da transferência da gestão, da FAT para a rede de acolhimento e proteção da Prefeitura. "Vamos assumir, a pedido da Urcamp e da própria Promotoria da Infância e Juventude", justificou.

Ainda sobre a efetivação do procedimento, o prefeito atentou a respeito de questões legais. "Vamos fazer um processo de transição por Lei. Ou seja, passando o imóvel para a Prefeitura e assumindo sua manutenção e continuidade. A gestão de pessoas passa para o Município" completou.

Ao se manifestar sobre o assunto, o reitor da Urcamp, Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, enalteceu o entendimento e comprometimento do Executivo em assumir o espaço e, desse modo, garantir a continuidade de um serviço considerado essencial. "Não estamos abrindo mão de uma responsabilidade, mas entendendo que, no atual cenário, o Município pode viabilizar melhores condições para a manutenção da Casa Menina, que merece toda a atenção e investimento possível para prestar um atendimento de acordo com suas necessidades", frisou.

Para se ter uma ideia, ao longo de mais de duas décadas, mais de mil meninas passaram pela Casa da Menina. Na atualidade, a estrutura conta com amplo espaço de convívio, quartos, berçários, cozinha, refeitório e sala de artes e recreação. As mantidas ainda podem contar com o auxilio de uma equipe de profissionais entre administradores, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, bem como uma rotina diária, que inclui tarefas escolares, acompanhamento psicológico, dinâmicas, trabalhos manuais e monitoramento disciplinar.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br