MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Projeto valoriza mulheres assalariadas rurais

Em 02/04/2024 às 07:35h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Projeto valoriza mulheres assalariadas rurais | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas está lançando um projeto inovador que visa a organização e valorização das mulheres assalariadas rurais em seus locais de trabalho, além de promover a formação de novas lideranças femininas. Idealizado por Marta Ferreira de Ferreira, trabalhadora rural da Estância do Banhado, em Aceguá, o projeto "Organização e Planejamento do Trabalho das Mulheres Assalariadas Rurais" nasceu da necessidade de fortalecer a presença e os direitos dessa importante parcela da população.

Marta, que há dois anos coordena as mulheres assalariadas rurais na base territorial do Sindicato, a convite do presidente Milton Brasil, foi recentemente indicada e empossada como responsável pela organização das mulheres assalariadas rurais na Regional Fronteira, que engloba 17 municípios da Fronteira Oeste.

O projeto vai além da organização, buscando também melhorar as condições de trabalho e garantir os direitos das mulheres. Entre as ações planejadas estão campanhas de associação ao sindicato, eventos de capacitação, reuniões mensais ou virtuais, formação de comissões municipais de mulheres assalariadas rurais, levantamento de questões salariais e de assistência social e orientação sobre legislação trabalhista e previdenciária.

Uma iniciativa de destaque é a inclusão de cláusulas específicas nas convenções coletivas de trabalho, exigindo que os empresários rurais forneçam transporte para os filhos dos assalariados até o ponto oficial do município. O projeto também prevê a realização de cursos e seminários para aprofundar o conhecimento das lideranças de base, diretores e funcionários do sindicato.

Marta foi designada como responsável pelo projeto, que contará com investimentos em brindes, materiais de trabalho, alimentação e deslocamento. O cronograma prevê o início das atividades em abril, com a meta de envolver não apenas as mulheres assalariadas rurais, mas também as esposas dos trabalhadores, que muitas vezes não são formalmente empregadas, em atividades que promovam sua valorização e empoderamento.

Um dos instrumentos de comunicação do projeto é a revista digital Mulheres em Evidência, elaborada por Marta e enviada para todas as participantes do grupo, além de autoridades a nível municipal, estadual e federal. “A revista serve como material de divulgação, motivação e valorização desta mão de obra competente”, destaca.

Para mais informações sobre o projeto, o contato pode ser feito com a coordenadora através do telefone WhatsApp (53) 99958 4722.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br