MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Hospitais gaúchos registram aumento nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Em 30/03/2024 às 19:10h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Hospitais gaúchos registram aumento nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A Secretaria de Saúde do RS divulgou, dados referentes ao número de internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Nas onze primeiras semanas epidemiológicas (até 11 de março), em relação ao mesmo período do ano passado, as hospitalizações por Influenza – vírus que causa a gripe – cresceram 466%.

Pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apresentam quadro com falta de ar ou desconforto para respirar, sensação de pressão no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada de lábios ou rosto (cianose).

A maior parte das internações é de pessoas acima dos 40 anos. Até dia 16, o vírus foi responsável pela internação de 136 pessoas no RS; foram 24 hospitalizações no mesmo período de 2023. E a previsão é de que o número aumente ainda mais, já que quase 200 exames ainda aguardam a confirmação do Laboratório Central do Estado. Sete pessoas já morreram por conta de complicações da doença.

Desde fevereiro, o Ministério da Saúde acompanha o aumento dos casos e por isso antecipou a vacinação contra a gripe. O Estado recebeu 480 mil doses de imunizantes na segunda-feira, dia 18. Uma das hipóteses dos especialistas, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, é de que a baixa cobertura vacinal do ano passado tenha contribuído para as mudanças do perfil da gripe no Estado, que não atingiu a meta de imunização em 2023. A baixa procura pela vacina, desse modo, teria como efeito a redução da imunidade coletiva e, assim, alterado o pico dos casos.

Covid-19

Já em relação aos casos de Covid-19, houve queda nas hospitalizações em 25,7%, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do RS. Nas 11 primeiras semanas epidemiológicas, de 880 para 654. A Covid-19 registrou queda de 42,6% no número de mortes no Estado: de 216 óbitos em 2023 para 126 neste ano, no mesmo período de comparação.

Mas há situação de atenção por conta do aumento de diagnósticos positivos da doença, foram 6.270 em janeiro, 14.439 em fevereiro e 12.770 em março (até esta segunda 18), conforme o painel da SES.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br