MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Semana de cuidados com os rins

Em 17/03/2024 às 06:51h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Como prevenir doenças renais? O Dia Mundial do Rim foi comemorado em 14 de março e teve como objetivo informar a população sobre as doenças renais, prevenção e práticas saudáveis.

A Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim fazem o alerta, já que doenças graves acabam sendo detectadas quando os rins já estão em parte comprometidos. A orientação é a realização de exames regulares, para detectar doenças como a insuficiência renal. Cuidados com a alimentação, ingestão de água e atividade física, também são essenciais para evitar o cálculo renal: a popular pedra nos rins que acaba comprometendo o funcionamento do órgão.

Além de servir como filtro no corpo, os rins ajudam na metabolização do que é consumido e também são responsáveis pela produção de um hormônio que participa da formação das hemácias (células que transportam oxigênio pelo sangue). O metabolismo da água e do sal também são de responsabilidade do órgão. É a partir dele que, por exemplo, se consegue regular a pressão arterial e a absorção de medicamentos.

A insuficiência renal ocorre quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e eliminar as toxinas do organismo e pode ser desencadeada por infecções urinárias e obstrução dos ureteres – ligação dos rins à bexiga.

Fatores de risco

Cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo são afestadas por algum tipo de doença renal crônica, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, em 2022, o número estimado de óbitos foi de 27 mil pessoas, segundo o Censo Brasileiro de Nefrologia, divulgado no fim do ano passado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). 

Diabetes e hipertensão são os principais fatores de risco no desenvolvimento de  doenças renais. Mas quem tem histórico de doença do aparelho circulatório, como doenças do coração, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca , tabagismo e uso de medicamentos deve ficar atento.

Cálculo renal

Este é um dos problemas mais comuns. A estimativa dos especialistas é de que uma em cada oito pessoas sofrerá durante a vida. Cristais se formam na urina, através do acumulo de componentes como cálcio, oxalato e ácido úrico, assim como falta de elementos como citrato. E é bem simples evitar que isso aconteça sabia? Deve-se beber bastante água, ingerir pouco sal e controlar a ingestão de proteínas podem ajudar.

E a dor é o principal sintoma do cálculo renal. Geralmente, tem origem nas costas e se espalha para o abdômen em direção à virilha, entre outros sintomas.

Algumas alterações causam consequências na saúde do paciente: cansaço, dificuldade para se concentrar e dormir, apetite reduzido, inchaço ao redor dos olhos e pele seca e irritada podem ser os primeiros sinais de que os rins não estão funcionando perfeitamente.

Tratamento 

A Sociedade Brasileira de Nefrologia aponta que, quando há comprometimento das funções renais, o paciente pode ser tratado na Terapia Renal Substitutiva (TRS), dividida em hemodiálise e diálise peritoneal. No Brasil, mais de 153 mil pessoas fazem esse tratamento. As sessões são feitas quando o paciente tem menos de 10% das funções dos rins em funcionamento.

Nos casos mais graves, o transplante de rim pode ser indicado. O Brasil realizou 4,4 mil desses procedimentos entre janeiro e setembro de 2023 - no último levantamento de transplantes de órgãos realizado no país, dos quais cerca de 90% financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br