MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Emater apresenta estratégias para manejo de doenças da cultura da soja

Instituição detalhou diferentes estratégias na Expodireto Cotrijal

Em 07/03/2024 às 06:50h

por Redação JM

Emater apresenta estratégias para manejo de doenças da cultura da soja | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Emater

Diante da importância da soja, presente em 6,68 milhões de hectares do RS na safra 2023/24, o manejo sustentável para alto rendimento recebe destaque na parcela de Manejo de Culturas da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2024. Em parcelas experimentais, a Instituição apresenta diferentes estratégias para o manejo de doenças na cultura da soja, com ênfase na ferrugem asiática, bem como a influência de fatores como estratégias de controle, levando em conta as condições climáticas, a época de plantio, a fase de desenvolvimento, o intervalo entre aplicações e tipos de fungicidas.

No espaço também é apresentada a proposta do Programa de Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja no RS - Programa Monitora Ferrugem RS, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do qual a Emater/RS-Ascar instalou pontos de monitoramento nas regiões produtoras do Estado. O Programa tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta de suporte ao manejo da ferrugem asiática da soja. Para isso, é utilizada como estratégia metodológica a implantação de coletores para detecção da presença de esporos, associada às condições meteorológicas, para gerar mapas indicativos de predisposição da ocorrência da ferrugem asiática e auxiliar técnicos e produtores na tomada de decisão e adoção de medidas de manejo da doença.

O engenheiro agrônomo e coordenador da parcela dedicada à cultura de grãos, Luciano Schwerz, destaca que, durante a feira, são apresentadas propostas e resultados da "utilização de fungicidas com diferentes intervalos entre uma aplicação e outra, associando produtos para tornar esta prática mais efetiva, uma vez que a ferrugem asiática tem sido uma das principais preocupações dos produtores nesta safra". Também é possível visualizar na parcela da Emater/RS-Ascar diferentes culturas como alternativa para a segunda safra (cultivo outonal), seja para produção de grãos, forragem ou até mesmo silagem. "Desta forma, os produtores e suas famílias podem conferir os resultados das estratégias de manejo de doenças na cultura da soja e as novas oportunidades para o cultivo outonal, gerando mais renda e sustentabilidade para o produtor e sua família poderem viver com qualidade de vida no campo nos diferentes períodos do ano", destaca Schwerz.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br