MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Trabalhadores das indústrias de alimentação de 10 municípios lançam campanha salarial

Em 24/02/2024 às 18:05h

por Redação JM

Trabalhadores das indústrias de alimentação de 10 municípios lançam campanha salarial | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ato junto ao Pampeano foi o primeiro realizado na região | Foto: Emanuel Müller/STIABagé

Pela primeira vez a região de Bagé sediou o lançamento estadual da campanha salarial do setor da alimentação no Rio Grande do Sul. A programação de 2024 ocorreu em frente às dependências do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, contando com a participação de representantes da Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação (FIEICA-RS) e dos sindicatos de Bagé, Alegrete, Camaquã, Dom Pedrito, Estrela, Ijuí, Passo Fundo, Panificação (de Porto Alegre), Pelotas e São Gabriel.

O Pampeano foi escolhido para o ato por se tratar da maior indústria do setor de carnes da região Sul, contando atualmente com cerca de 1.400 funcionários.  O ato ocorreu na tarde de quinta-feira (22), durante o horário de entrada e saída de turnos da empresa, no período da tarde. Os sindicalistas distribuíram panfletos aos trabalhadores, abordando os principais eixos da campanha, a importância da mobilização e a expectativa pelo início das negociações pelo acordo coletivo com a Marfrig.

A FIEICA-RS reúne 10 sindicatos, que representam cerca de 25 mil trabalhadores do setor da alimentação do Rio Grande do Sul. "Este é um momento importante, de mobilizarmos os trabalhadores e deixarmos a mensagem de que a empresa deve valorizar seus funcionários e pensar em dividir os lucros com os responsáveis pela sua produção, que são os trabalhadores", afirmou o presidente da FIEICA-RS, Pedro Malmann.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Marcos Rosse, que também preside o Sindicato de Alegrete, destacou que a busca para a campanha deste ano é salário, saúde e segurança. "Somente com a participação dos trabalhadores é que atingiremos nossos objetivos", afirmou Rosse.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge, enfatizou a importância do lançamento ocorrer na região de abrangência do STIA/Bagé. Ele reforçou a importância da atuação do Sindicato para resolver os problemas dos trabalhadores - como houve recentemente, após a terceirização dos refeitórios em Bagé e Hulha Negra. "Já temos informação que a comida melhorou. Agora vamos para outro desafio, que é a mesa de negociações com a empresa. Vamos defender o trabalhador e buscar novas conquistas, dentro das propostas que foram aprovadas nas assembleias e esperamos que a negociação inicie o mais breve possível, já que a data-base dos trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro", ressaltou.

Para esta campanha, a categoria reivindica reajuste de 100% do INPC; aumento real de 5%; piso normativo de R$ 2.000,00; auxílio escolar de 1 piso da categoria; compensação ao pagamento dos meses de 31 dias; vale alimentação no valor de uma cesta básica do DIEESE; homologação das rescisões nos sindicatos; e licença de 36 horas por ano, para levar filho ao médico.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br