MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Coopampa repassa duas toneladas de alimentos produzidos por assentados

Em 15/02/2024 às 06:48h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

A Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho (Coopampa) realizou a entrega de duas toneladas de produtos, na semana passada, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Modalidade Compra com Doação Simultânea. A carga, composta por moranga, abóbora, cebola, melão e uva, foi cultivada por 14 famílias assentadas em Hulha Negra e Candiota, destacando-se na proposta de diversificação agrícola impulsionada pela política pública.

Esta segunda remessa (a primeira ocorreu em 31 de janeiro), coordenada pela cooperativa, teve como destino o Programa Mesa Brasil/Sesc - Unidade Cachoeira do Sul, beneficiando o Centro de Referência Caminho da Luz e a Apae, de Bagé, além do Clube de Mães Mãe Cleci, de Candiota. Essa ação integra o contrato inaugural da Coopampa com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que opera o PAA.

O acordo, firmado em outubro passado, abrange 29 variedades de verduras, frutas e panificados, em entregas quinzenais até novembro deste ano. Ao final, serão fornecidas 38 toneladas, totalizando o valor de R$ 179 mil.

O presidente da Coopampa, Marcio Rogério dos Santos, destaca que a adesão ao PAA representa uma oportunidade de renda para os assentados. O trabalho iniciou-se com a identificação e o apoio às famílias interessadas em desenvolver a horticultura, em um contexto antes predominantemente leiteiro. Anteriormente, a Cooperativa concentrava-se na cadeia do leite, fornecendo assistência técnica e veterinária, além de facilitar o escoamento da produção e a aquisição de insumos. Dos 92 cooperativados, 56 estão ativamente envolvidos na entrega do produto, processado por uma grande indústria.

A proposta, agora, é expandir os serviços e estabelecer parcerias para comercializar outros cultivos, criando novas oportunidades para os agricultores. O presidente afirma que a diversidade de alimentos entregues destaca o potencial produtivo da região e ressalta a importância de investir na agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável.

Apesar de recente, a iniciativa já traz benefícios positivos para os dois municípios envolvidos, a ponto de a Prefeitura de Cadniota disponibilizar um entreposto para recebimento e distribuição dos itens enviados ao PAA.

Entre as famílias participantes do projeto, Claudiomar Brusque da Rosa e sua mãe, Francisca de Souza Antunes, destacam-se pelo histórico de superação. Residentes no assentamento Estância do Fundo, em Candiota, eles não alcançavam a produção mínima exigida para manter a atividade leiteira. Agora, além de atingirem os requisitos para a escala industrial no setor, aderiram ao PAA.

Durante esta segunda entrega, chamaram a atenção com uma moranga de 23 quilos. "É por causa do jeito que a gente planta, com adubo orgânico", explica a agricultora, que iniciou a lavoura em setembro, utilizando experiência de décadas na produção. "Não dá para depender só de um meio de renda. Enquanto este projeto continuar, a gente vai continuar", afirma Francisca, ao lado do filho.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br