MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Memórias & Afetos

Memorias & Afetos

Em 25/01/2024 às 06:09h

por Redação JM

Memorias & Afetos | Memórias & Afetos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: J. Pimentel

Número de tombo: 58/151

Bacia e Gomil em porcelana, um legítimo Art Nouveau.

Doação: Dora Garcia Simões

 

por Alice Simões Pires

 

“Para eternizar as memórias precisamos protegê-las”

…Tio Martin morava no Rio de Janeiro e veio passar as férias com sua irmã, Dora Garcia Simões - minha mãe. Ao ver o gomil com a bacia adornando a sala, com delicadeza aconselhou-a a doá-los, pois as crianças poderiam quebrá-los com suas peraltices, assim estes objetos foram doados ao Museu Dom Diogo de Souza, para transcender - serem cuidados e compartilhados com os olhos dos visitantes. Estes objetos faziam parte da higiene pessoal antes da existência ou disponibilidade da água encanada. Interessante lembrar que a água na história da humanidade sempre esteve vinculada à espiritualidade e às emoções.

Dora nasceu em 5 de maio de 1925 e faleceu em 16 de julho de 2003. Escritora, professora, advogada, mãe de cinco filhos, teve nove netos e dois bisnetos.

Foi cronista no extinto jornal Correio do Sul, onde mantinha uma coluna batizada de Tardes de Domingo. Publicou três livros de histórias infantis: Patucho, Viramundinho e outras histórias, Memórias de Mimoso, o gato sem botas.

Através de sua sensibilidade e intimidade com as palavras escreveu belos textos. Suas emoções transcenderam e atravessaram décadas, até o dia que foi ao encontro de seus amores que pouco a pouco se retiraram de sua vida. Dora aprendeu a preencher suas ausências com poesias e crônicas, as palavras deram a ela o que a vida foi tirando”.

“Dá a vida aos teus sonhos e com eles voando tocarás as estrelas, e, o vento sussurrando contará os segredos que para ti há guardado (Dá vida aos teus sonhos, de Mário Benedetti)”

Galeria de Imagens
Leia também em Memórias & Afetos
Sady Soares Gontan: campeão em tênis Há 4 dias
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br