MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Prevenção de acidentes na infância e adolescência

Em 07/01/2024 às 00:58h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Prevenção de acidentes na infância e adolescência | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Uso de equipamentos para melhor proteção de crianças - Foto: Divulgação

A prevenção de acidentes na infância e adolescência é um tema de extrema importância, uma vez que os acidentes estão entre as principais causas de morbimortalidade na faixa etária pediátrica no mundo.

Conforme a médica Denise Zandoná, os acidentes ou lesões não intencionais são uma das principais causas. Esses são eventos previsíveis e preveníveis, e sabe-se que mais de 90% desses acidentes podem ser evitados. “As quedas, queimaduras, asfixias, afogamentos, intoxicações e acidentes de trânsito são eventos que tiram ou destroem a vida de milhões de crianças e adolescentes no mundo todo. No Brasil, constituem-se na principal causa de morte de crianças e adolescentes entre um e 14 anos de idade”, complementa.

Na grande maioria das vezes, os perigos estão muito próximos das crianças, mas não são percebidos, destaca a pediatra. Então, algumas medidas simples podem evitar vários acidentes, como, por exemplo, não deixar medicamentos ou produtos químicos e de limpeza expostos às crianças. Também é importante jamais armazená-los em garrafas de refrigerantes ou sucos, porque isso pode confundir a criança. Abordar a segurança das crianças dentro dos veículos, pois os acidentes de trânsito são ainda bastante frequentes e, mesmo não ocorrendo o desfecho fatal, muitas vezes há sequelas graves que podem se perpetuar por toda a vida. “As crianças e adolescentes devem sempre ser supervisionados quando estiverem em piscinas, rios e mar”, salienta.

A pediatra ainda pondera que nessa época de festas e férias escolares, buscando conscientizar os responsáveis, como ação de prevenção, devemos ficar atentos aos riscos, às consequências e ao impacto na saúde física e mental das crianças e adolescentes, e aceitar medidas de prevenção. “Como regra, oriento aos responsáveis que prestem atenção nas normas a serem seguidas e nos limites impostos nos locais a serem frequentados nas férias da sua família. Esse cuidado por si só pode diminuir o número dos acidentes”, declara.

O alerta aos pais e responsáveis sobre os principais acidentes que acometem crianças e adolescentes, bem como os ambientes em que ocorrem e como preveni-los, é uma forma de cuidado extremamente necessária.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br