MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Memórias & Afetos

Memórias & Afetos

Tombo - 47/23 Caixa registradora da loja Casa Rodriguez, que ficava localizada na avenida General Osório, com Salgado Filho. Inaugurada na década de 40, pertencia a Martimiano Rodriguez Baisón. Era especializada em botas de montaria, de fabricação própria. Oferecia ainda malas de viagem, chapeleiras, bombas de alpaca, prata e ouro. Doação: Heloísa Not Rodriguez

Em 07/12/2023 às 07:00h

por Redação JM

Memórias & Afetos | Memórias & Afetos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Acervo Museu Dom Diogo de Souza

"O prédio em que hoje é o Museu Dom Diogo de Souza, já foi, em outras épocas, o Hospital de Beneficiência Portuguesa, vinculado à Sociedade Portuguesa de Beneficiência de Bagé. Atualmente, funciona como museu de nossa cidade e abriga o acervo da memória de nosso município.

A caixa registradora da casa Rodrigues é um dos itens que faz parte do acervo em questão. Antigamente, era usual, que os grandes comércios possuíssem uma caixa registradora rebuscada, isto é, algumas eram verdadeiras obras de arte, em ferro trabalhado e ornamentadas com mármore, pois, além de sua função óbvia, agregavam status ao comércio que a possuísse.

A caixa registradora da casa Rodrigues é de ferro preto e possui uma aba em mármore branco. Ela fez parte da história deste comércio desde a época de sua fundação e, durante os cinquenta anos em que o comércio existiu, ela esteve em funcionamento.

O dono e fundador do comércio era um uruguaio, meu pai, Martiniano Rodriguez Baisón. Ele sempre trabalhou e honrou nossa cidade, por isso, nada mais justo, que agora este objeto que significa tanto para nossa família, esteja integrando o acervo deste Museu tão importante para todos os bajeenses. É a forma que encontrei de retribuir tudo que esta cidade significou para meu pai e nossa família.

Obrigada Bagé e obrigada Museu Dom Diogo de Souza por resgatar e guardar a memória de nossa cidade!"

Texto: Heloísa Not Rodríguez

Galeria de Imagens
Leia também em Memórias & Afetos
Sady Soares Gontan: campeão em tênis Há 4 dias
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br