MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Em 05/11/2023 às 06:40h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) deu início ao Novembro Azul. O objetivo é elevar o nível de informação sobre os riscos que podem levar, por exemplo, a um câncer de próstata.  

E há outro fatores importantes, como a vacinação contra o HPV para os adolescentes. "O que queremos é que haja uma mudança no comportamento do homem”, disse o presidente da SBU, Alfredo Canalini, em entrevista à Agência Brasil.

Outra preocupação é com o público adolescente. A diferença de comportamento entre meninos e meninas adolescentes é um ponto que precisa ser considerado. Conforme Canalini, as meninas vão às consultas 18 vezes mais que os meninos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, além disso, a vacinação contra o HPV teve mais êxito entre as meninas que em meninos.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Origem

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde chama a atenção que este é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br