MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Congrega 2023 é adiado em razão dos estragos causados pelo granizo

Evento, que seria entre 16 a 20 de outubro, será realizado de 18 a 22 de março de 2024

Em 04/10/2023 às 16:24h

por Redação JM

Congrega 2023 é adiado em razão dos estragos causados pelo granizo | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

O ciclone com forte chuva de granizo no final do mês de setembro danificou mais de 40 mil casas e edificações, somente em Bagé. Dentre eles, o prédio central da Urcamp e o Corujão, onde funciona o Ginásio de Esportes e vários cursos da graduação. Os estragos e avarias na estrutura física e, principalmente em telhados, ocasionaram inúmeros transtornos, não só para a comunidade acadêmica, como para a comunidade da região, como um todo. Além dos danos em salas de aulas, laboratórios, áreas de circulação e convívio, muitos de nossos acadêmicos, colaboradores e professores, também tiveram significativas perdas, assim como parte da população da cidade e região.

Ainda nesse sentido, há significativos danos nas estradas. A RSC-473, popularmente denominada “estrada Bagé/Lavras do Sul”, está praticamente sem condições de trafegabilidade. A BR-293, entre Bagé e Pelotas, está interditada, devido às profundas rachaduras com desmoronamentos na pista e ainda sem prazo para sua completa recuperação. É pensando nisso que a Urcamp, com seu sólido e sempre marcante perfil comunitário, se solidariza com toda a comunidade regional para transferir o maior evento científico da metade sul, o tradicional Congrega Urcamp 2023, que seria entre 16 a 20 de outubro e, agora, passa para a data de 18 a 22 de março de 2024.

A justificativa de transferência de data foi enviada ao Governo Federal, através da XX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao qual o Congrega está fazendo parte e integrando, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. De imediato, os órgãos federais se mostraram sensíveis a causa que envolve toda a região e concordaram com o adiamento da data.

O vice-reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, que está à frente da comissão organizadora do Congrega Urcamp, explica que o novo prazo busca melhor atender o público envolvido em pesquisa que participa do evento, além da preocupação da Instituição com a questão social. “Nós precisamos ser solidários com quem teve danos, perdas e foram muitas pessoas. Os prédios de Bagé estão comprometidos. Vamos arrumar mas, além disso, precisamos pensar no todo, nas pessoas que, neste momento, ainda estão em processo de reconstrução de suas casas para retomada de suas vidas”, pondera o gestor.

Ainda neste sentido, considera-se o fato de o evento acontecer em razão da viabilidade de verba obtida por meio de projeto aprovado junto ao CNPq, que justifica-se por acontecer de maneira simultânea em todos os campi da instituição que contam com Ensino Superior. "Ressalta-se que as chuvas no Estado também atingiram as regiões de localização dos demais campi da Urcamp, inviabilizando a participação da comunidade estudantil das áreas rurais e cidades vizinhas, fato que é alicerce das ações aprovadas no CNPq", frisa a Instituição de Ensino Superior.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br