MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Meteorologia alerta para novo episódio de chuvas intensas e equipes são mobilizadas em Bagé

Em 11/09/2023 às 18:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Meteorologia alerta para novo episódio de chuvas intensas e equipes são mobilizadas em Bagé | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

A população gaúcha segue atenta às previsões meteorológicas, temendo um novo episódio de chuvas extremas no Estado. O anúncio de chuvas intensas durante a semana acenderam, novamente, o alerta vermelho para a possibilidade de novas enchentes e alagamentos em diversas partes do estado.

O alerta indica situação de perigo para toda metade sul e parte da Fronteira Oeste. Após uma semana marcada por temporais e precipitações fora do comum, Bagé já acumulou 178 mm de chuva em menos de 10 dias, ultrapassando a média histórica para o período, que é de 142,5 mm.

Desde domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alertas via celular, informando sobre o perigo na região da Campanha, prevendo chuvas de até 100 milímetros, ventos entre 60km/h e 100km/h, e a possibilidade de granizo até a quarta-feira pela manhã.

De acordo com as projeções, há possibilidade de precipitações que podem chegar ao dobro da média histórica para o mês, com riscos de enchentes e alagamentos em áreas críticas.

Vale relembrar que o primeiro episódio de chuvas intensas ocorreu entre os dias 3 e 4, com acumulados de 200mm a 400mm, resultando em uma grande catástrofe natural. Até o momento, o incidente fez 46 vítimas no Vale do Taquari - área mais atingida.

Com a previsão de um novo incidente climático, a Defesa Civil, coordenada por Éverton Kaupe, em Bagé, mobilizou equipes para atuar na colocação de lonas e resgate de pessoas, caso necessário. Além disso, também há uma frente de trabalho para a recuperação das vias avariadas durante os severos temporais.

No interior, a Secretaria de Desenvolvimento Rural monitora a situação das vias danificadas pelas chuuvas e está preparada para retomar os trabalhos de manutenção assim que o tempo permitir. Inclusive, a Estrada da Arvorezinha, em Bagé, também recebeu atenção após as chuvas, com manutenção realizada pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages em 100 metros de pista.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br