MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Distribuição da Chama Crioula no Estado dá início aos Festejos Farroupilhas

Em 19/08/2023 às 08:01h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Distribuição da Chama Crioula no Estado dá início aos Festejos Farroupilhas | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

A 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul ocorre neste sábado (19), às 9h, no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal. A cerimônia estava marcada para sexta-feira, mas a foi transferida devido à previsão de temporal na região. E em meio à agenda, está a bajeense e patrona da Semana Farroupilha de 2023, Maria Luiza Benitez (Malu), que comandará a solenidade.

Em seu discurso, a cantora e apresentadora falou sobre os simbolos afirmando que, no Brasil, teve a influência da maçonaria e da Liga de Defesa Nacional, criada por Olavo Bilac. “Se não fosse a LDN, não teríamos Chama Crioula, nem fogo simbólico, ideia que veio da Alemanha, em 1936, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Berlim que, inspirados nos gregos, usaram a força do simbolismo da tocha olímpica como uma maneira de unificar o povo alemão e desenvolver um forte sentimento nacionalista”, disse. 

Malu salientou, ainda, que no RS, por meio do Grupo dos Oito, o acendimento da Chama foi ampliado e transformou a tocha em candeeiro e o fogo simbólico em Chama Crioula. “Um gesto heróico de Ciro Dutra Ferreira, Paixão Côrtes e Fernando Machado Vieira, naquele 20 de setembro de 1947.  A Chama crioula é o fogo que simboliza a fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, coragem e hospitalidade. Também representa o gaúcho, idealizado no espírito heróico dos farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a união entre os povos”, ressaltou.

A patrona conta que já está participando de vários eventos e deve apresentar toda a programação no Parque Farroupilha em Porto Alegre, que acontece de 1º a 20 de setembro. Além disso, irá realizar uma apresentação em Esteio, durante a Expointer, no dia 13 de setembro, a convite da Assembleia Legislativa. Malu frisou que, em suas participações em eventos, tem buscado ressaltar a participação de indígenas, negros, mulheres e também da diversidade.

Programação local

A Centelha Farroupilha deste ano será trazida de Santana do Livramento. Cavalarianos de Bagé e Candiota irão de caminhão até a cidade fronteiriça no dia 2 de setembro e retornam a cavalo para Bagé. Conforme o coordenador da cavalgada, Micael Pinheiro, o retorno inicia no dia 3 de setembro e serão percorridos em torno de 30 quilômetros por dia. Ao todo, cerca de 20 cavalarianos devem participar da atividade. A distribuição da centelha será no dia 13 de setembro, às 15h, no Parque do Gaúcho.

Esta semana, a Secretaria de Cultura reuniu com  22 entidades tradicionalistas para definir a programação dos festejos. Na ocasião, foi apresentada a veterinária Thais Rodrigues, responsável pelo evento; Orsay Azambuja Filho (Xirú Azambuja) como coordenador do Desfile de Cavalarianos do dia 20 de setembro. Além disso, também foi escolhido como patrono dos festejos, o músico, campeiro e tradicionalista Agnaldo Rodrigues. 

Até o dia 25 agosto, será o prazo final para a entrega, pelas entidades tradicionalistas, das programações da Semana Farroupilha que irão compor a programação oficial do município. O dia 31 de agosto marcará o prazo final para entrega das fichas de inscrições dos candidatos (a) a prendas e peões dos Festejos Farroupilhas 2023. O regulamento e modelo de ficha de inscrição estão disponíveis na Casa de Cultura Pedro Wayne, das 8h às 17h. O concurso será realizado no dia 7 de setembro, no Parque do Gaúcho Dimas Costa.

Até o dia 11 de setembro, ocorre a entrega do material de cada entidade tradicionalista que participará de uma exposição na Casa de Cultura Pedro Wayne, expondo seus históricos, feitos, atividades, a fim de divulgar o tradicionalismo da cidade de Bagé para a comunidade. A exposição será inaugurada no dia 14 de setembro, onde, na ocasião, também haverá o lançamento de três canções inéditas de Teixeirinha, cedidas, pela família do artista,  ao cantor Augusto Camargo. O evento irá contar com a presença da filha do cantor, Margareth Teixeira.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br