MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp promove discussão sobre “A tutela jurídica do patrimônio cultural do Município”

Em 16/08/2023 às 19:12h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Urcamp promove discussão sobre “A tutela jurídica do patrimônio cultural do Município” | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento foi sediado pelo Museu Dom Diogo de Souza - Foto: Yuri Cougo Dias

O contexto jurídico e social que envolve o trabalho de preservação patrimonial foi o alvo de uma discussão proposta na tarde desta quarta-feira, 16, no Museu Dom Diogo de Souza da FAT/Urcamp. Para cumprir o objetivo, o evento contou com a palestra da Dra. Ana Maria Moreira Marchesan, que abordou sobre “A tutela jurídica do patrimônio cultural do município”.

Procuradora de Justiça, Ana Maria é diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Quanto à formação, é Mestre e Doutora em Direito Ambiental e Biodireito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em razão da experiência e estudos desenvolvidos, a palestrante trouxe contribuições acerca dos valores que envolvem um trabalho de patrimônio cultural de um espaço. Para fins de exemplo, citou o valor de antiguidade, testemunho (capacidade comunicativa); uso (potencialidades contemporâneas para apropriação do local); artístico (o senso estético); a singularidade (raridades, curiosidades que envolvem o patrimônio referido), entre outros conceitos.

Em sua apresentação, Ana Maria também apresentou brevemente o que está previsto, no âmbito jurídico, de leis, decretos e códigos que regulamentam a defesa do patrimônio. Ela falou, ainda, de regras que norteiam o trabalho de tombamento e elaboração de Plano Diretor, bem como a forma como essas questões são tratadas pelos municípios, a nível do poder público.

Com todo esse contexto apresentado, a palestrante ressaltou que todos os conceitos que foram apresentados e destacados como fundamentais para ter um patrimônio cultural de valor se encaixam com o trabalho desenvolvido pelo Museu Dom Diogo de Souza. Inclusive, antes da palestra, fez uma visita guiada e se encantou com o espaço.

O Museu Dom Diogo de Souza, acompanhado pelo Museu da Gravura Brasileira, cabe salientar, são mantidos pela Fundação Attila Taborda (FAT) e cumprem o papel da Urcamp, enquanto Instituição de Ensino Superior Comunitária.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br