MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Aula Inaugural “Cuidados Paliativos” lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Evento ocorreu em parceria com HU e Santa Casa de Caridade

Em 09/08/2023 às 15:54h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Aula Inaugural “Cuidados Paliativos” lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade ocorreu em parceria com Santa Casa - Foto: Yuri Cougo Dias

A Urcamp, em parceria com o Hospital Universitário e Santa de Casa de Caridade, realizou, na noite de terça-feira, 8, a Aula Inaugural dos cursos do Centro de Ciências da Saúde. O público, formado por acadêmicos, profissionais da área e comunidade em geral, lotou as dependências do complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

Com a temática “Cuidados Paliativos: Não é sobre o fim, e sim sobre a qualidade de vida até o final”, o evento também foi alusivo ao Dia Mundial dos Hospitais. Essa iniciativa teve como objetivo apresentar e discutir os principais conceitos, práticas e desafios relacionados aos cuidados paliativos, além de sensibilizar e conscientizar sobre a necessidade da promoção de uma assistência humanizada e integral aos pacientes em fase avançada de doenças crônicas e/ou incuráveis.

A primeira profissional a usar a palavra foi Karine Viana Maciel. Mestre em Psicologia Clínica, é especialista em Psicologia Hospitalar; psicóloga assistencial do Hospital Moinhos de Vento – Referência no Ambulatório de Oncologia e Psicóloga integrante do Grupo de Cuidados Paliativos do HMV. Em sua fala, trouxe contribuições a respeito dos aspectos emocionais que envolvem os cuidados paliativos, focado nas percepções relacionadas ao paciente, familiares e equipe de cuidado. De forma prática, trouxe as experiências vivenciadas no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

A segunda parte ficou a cargo de Susane Jagmin Carreta. Enfermeira responsável técnica do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Caridade de Bagé, é especialista em Oncohematologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialista em Cuidados Paliativos pela Urcamp. Durante a sua abordagem, trouxe reflexões acerca do alívio de sofrimento e a qualidade de vida do paciente. Ela frisou, ainda, sobre a necessidade de debater o tema “qualidade de morte”, tendo em vista que o Brasil apresenta um índice baixo no ranking desse tema – 38º lugar.

E a terceira teve a responsabilidade de Patrícia Izetti. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); especialista em Radioterapia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e médica radioterapeuta responsável pelo Serviço de Radioterapia da Santa Casa. Ela tratou sobre a importância de uma equipe multidisciplinar para cuidados paliativos. Patrícia propôs, ainda, uma reflexão da necessidade do médico ter de até que ponto se investe num tratamento curativo ou de entender que o paciente já alcançou os limites e o foco deve se direcionar para estender e conforto e melhor ao cuidado.

União dos hospitais

Vice-reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança destacou a importância do quanto ações integradas de Hospital Universitário e Santa Casa de Caridade tornam-se benéficas à comunidade. “Santa Casa e HU são complementares, precisam andar sempre de mãos dados. Essa iniciativa partiu da Santa Casa e nos deixa imensamente feliz, pois agrega aos acadêmicos, profissionais da área e nossa comunidade em geral, que é o objeto de nossos estudos. Se estivemos com o anfiteatro do museu lotado é porque conseguimos provar que, unidos, somos mais forte”, argumenta.

Com a mesma linha de raciocínio, o provedor da Santa de Casa de Caridade, Carlos Eduardo dos Santos, destaca o valor da parceria com a Urcamp/HU e a relevância da temática da Aula Inaugural. “Essa aproximação é muito bem-vinda, pois une não apenas a saúde, mas toda uma discussão acadêmica. Estamos juntos, sempre com o mesmo objetivo. E nessa noite, tratamos de um tema que aborda a respeito da qualidade de vida, tão necessária para aquela pessoa que não deverá ficar tanto tempo conosco. E para isso, reunimos três brilhantes, cada uma com suas especialidades, que trouxeram belas reflexões sobre o tema”, finaliza.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br