MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Professora Clarisse Ismério coordenará mesa em Encontro Internacional de Patrimônio Funerário da Fronteira Uruguai-Brasil

Em 20/06/2023 às 10:43h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Professora Clarisse Ismério coordenará mesa em Encontro Internacional de Patrimônio Funerário da Fronteira Uruguai-Brasil | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Docente recebeu convite de pesquisadores uruguaios - Foto: Divulgação

Docente da Urcamp, a doutora Clarisse Ismério foi convidada para coordenar uma mesa de debate do Encontro Internacional de Patrimônio Funerário da Fronteira Uruguai-Brasil. O evento acontece de 11 a 13 de agosto, em Rivera, e é organizado pela Rede Uruguaia de Cemitérios e Sítios Patrimoniais, em parceria com a Intendência Departamental de Rivera.

“Fiquei muito feliz com o convite dos pesquisadores cemiteriais, Eduardo Palermo e Eduardo Montemuiño. Um evento acadêmico sobre patrimônio cemiterial muito contribui para a promoção do tema, ‘preservação e conscientização da sociedade’, a respeito desses espaços de memória, que se constituem como grandes museus a céu aberto”, destaca a pesquisadora.

Interessados pelo evento podem buscar mais informações pelo e-mail: palermohistoria@gmail.com.

Currículo

Clarisse é graduada em História (Licenciatura e Bacharelado), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 1992. Em 1995, concluiu o Mestrado em História, também na PUC-RS, desenvolvendo uma pesquisa sobre o achatamento cultural e profissional imposto às mulheres pela doutrina positivista no Rio Grande do Sul, que foi transformada no livro Mulher: a Moral e o Imaginário 1889-1930, pela EDIPUCRS - relançado pela EDIURCAMP, em 2018. E, em 1999, concluiu o Doutorado em História do Brasil, também pela PUC-RS.

Em 2020, a pesquisadora desenvolveu o projeto de pós-doutorado Senhoras da palavra: reconstruindo as histórias de professoras, jornalistas e escritoras feministas do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Edla Eggert, no Programa de Pós-graduação em Educação, da PUC-RS.

Desde 2005, é professora e pesquisadora da Urcamp, tendo coordenado o curso de História. Destaque para o evento cultural Sarau Noturno, realizado no Cemitério da Santa Casa de Bagé desde o ano de 2008, que resultou no livro Sarau Noturno, publicado em 2016, pela Editora Chiado, Lisboa. Atualmente, é presidente do Conselho Editorial da Editora Vecher e professora da Escola Carlos Kluwe, ministrando componentes de Ciências Humanas para turmas do Ensino Médio.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br