MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Bajeenses procuram maneiras para armazenar e reaproveitar água

Aumento no período de racionamento fez com que muitos moradores busquem alternativas para estocar hídrico e encontrar formas para reutilizá-lo

Em 01/04/2023 às 19:04h

por Redação JM

Bajeenses procuram maneiras para armazenar e reaproveitar água | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ronise Garcia/Especial JM

Por Ronise Garcia

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

 

No dia 21 de março, começou o novo período de racionamento, ampliado para 15 horas e mantendo a divisão da cidade em dois setores. O setor 1 é abastecido das 3h às 12h e o setor 2 das 18h às 3h, recebendo água nove horas por dia cada região. O racionamento já acontece em Bagé desde o mês de janeiro, de forma preventiva. Desde o início da medida, que foi tomada por conta da escassez da chuva e pelos baixos níveis das barragens, muitos bajeenses precisam encontrar soluções de reaproveitamento de água.

Algumas pessoas do município não contam com uma caixa d’água em casa ou estão passando pela dificuldade de não conseguir enchê-la por conta da falta de força da água. Um dos métodos mais comuns adotados pela população que não conta com o recurso de um reservatório é encher garrafas e baldes durante o período em que se tem água em casa. Além do intervalo em que não são abastecidos por conta do racionamento, muitos moradores vêm enfrentando o problema de ter atraso na chegada da água. Diante dessa situação, os moradores precisam reinventar suas ideias para poderem armazenar e reaproveitar a água.

Nicole de Souza Fernandes é moradora no bairro Ivo Ferronato, local onde mesmo fora do horário de racionamento não está chegando água, normalmente, nas torneiras, por ser considerado “ponta de rede”. Nicole conta que possui um tonel para realizar o armazenamento de água, que será usada para beber, lavar louça e tomar banho. Além disso, após lavar as roupas, a água do tanquinho é reutilizada para descarga. A estudante relatou também que quando o caminhão-pipa vai ao bairro, ela aproveita para encher a caixa.

Na lavagem de carro de Geraldo Cougo, a reutilização de água já existe há um tempo. O lavador possui um sistema de calha, o que faz com que em dias de chuva a água passe e vá até o cano instalado que leva direto para as caixas d'água. Ao todo, é um armazenamento de 10.000 litros de água. Geraldo comentou que, com essa água, ele consegue lavar aproximadamente 40 veículos. Qualquer volume de chuva já colabora para contribuir com esse reservatório.

O chefe do Setor de Educação Ambiental do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Jean Carlo Silva Santos, comentou algumas formas possíveis de se fazer o uso racional da água. “Reutilizar a água da máquina de lavar para realizar a limpeza da casa é uma delas. Outra solução para reaproveitamento é juntar água da chuva e do ar-condicionado”, destaca. Jean salientou, ainda, a necessidade de economia do consumo de água nas ações diárias, como no banho e escovando os dentes, sendo de extrema importância não gastar além do necessário.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br