MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2022

“Quero ter um mandato participativo”, afirma Olívio

Em 20/09/2022 às 10:06h

por Redação JM

“Quero ter um mandato participativo”, afirma Olívio | Eleições 2022 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Candidato do PT cumpriu agenda em Bagé no sábado / Foto: Tiago Rolim de Moura

Candidato ao Senado pelo PT, Olívio Dutra defende uma lógica de diálogo permanente com suplentes (Roberto Robaina, do PSOL, e Fátima Maria, do PT). “Quero ter um mandato participativo. Eles também devem estar lá ajudando a desenvolver para ter uma relação mais aberta e constante com o Estado”, pontuou o postulante, durante agenda em Bagé, no sábado, dia 17.

A plataforma que orienta Olívio tem foco direcionado ao que define como ‘desenvolvimento desconcentrado’. “Defendemos um país que se desenvolva de forma espraiada, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Buscamos um desenvolvimento que não seja passageiro, que seja socialmente justo, com distribuição de renda e oportunidades de trabalhos dignos”, enumera.

O petista menciona, ainda, como prioridades, um novo tratamento às micro e pequenas empresas, considerando o potencial de geração de emprego e renda. “Temos 1,2 milhão de pessoas passando fome no Rio Grande do Sul, em um cenário de subemprego, com empregados sem carteira assinada. Micro e pequenas empresas precisam de estímulos e acesso à tecnologia. Tudo isso será preocupação do meu mandato”, reforça.

Foco na educação

No campo da Educação, Olívio destaca aspectos de uma agenda política direcionada à valorização do ensino público, em umA plataforma que vai do básico à universidade. “Nossa visão contempla os centros de tecnologia, as escolas técnicas, que fizemos bastante e temos que fazer mais e de forma melhor distribuída, inclusive considerando o espaço geográfico e econômico do Estado e do país. Isso é parte da nossa preocupação, uma educação de qualidade, de fato”, enfatiza.

Cenário político

Com experiências no Executivo, como prefeito de Porto Alegre e governador do Estado, e no Legislativo, como Constituinte, Olívio aponta duas motivações para a formalização de candidatura ao Senado no pleito de 2022. “Me motiva muito as ideias que sempre defendi, de liberdade, igualdade e fraternidade. Também acredito que é possível acabar com essa disseminação de ódio”, resume.

A discussão sobre os ideais defendidos pelo postulante do PT pressupõe, conforme avalia, ‘um ambiente democrático, não ameaçado de golpe, não estreitado, não mitigado, e com o povo exercendo a democracia’. “Precisamos buscar uma democracia que seja exercitada no cotidiano das pessoas”.

Para Olívio, o discurso de ódio ‘contamina a relação afetiva das pessoas e o próprio exercício da democracia’. “Vemos, de parte do presidente e de seus seguidores, uma política cheia de provocação. Isso está longe do espírito democrático, longe da relação humana em que possamos respeitar a diversidade e a pluralidade para encontrar alternativas, sínteses comuns para o desenvolvimento da sociedade, do Estado e da economia”, avalia.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br