MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curta-metragem ‘La Sociedad’ aborda movimento cultural uruguaio em Bagé

Em 20/02/2021 às 16:15h

por Redação JM

Curta-metragem ‘La Sociedad’ aborda movimento cultural uruguaio em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pimentel, ao lado de Adriana, é o responsável pela composição musical da obra |Foto: Divulgação

Já está em fase de produção o curta-metragem ‘La Sociedad’, dirigido por Adriana Gonçalves Ferreira, que aborda o movimento cultural e personagens que frequentam a Sociedade Uruguaia de Bagé. Recentemente, passou a ocorrer a criação de uma trilha sonora para produção audiovisual, um processo criativo e técnico, necessitando de certo entendimento do assunto a ser tratado na obra. Tendo isso em mente, o músico e fotógrafo Julinho Pimentel foi o escolhido para a composição das músicas.

Nascido na Rainha da Fronteira, filho de mãe brasileira com pai uruguaio, Pimentel passou sua infância no país vizinho, onde criou laços com a cultura da fronteira Brasil/Uruguai, tema abordado no curta-metragem do projeto Fronteriz@s. “Eu cresci no campo, então sempre tive essa relação com as coisas e costumes da campanha fronteiriça”, afirma o músico.

Pimentel revela que foram compostas cinco músicas para a trilha sonora. Em um primeiro momento, segundo o compositor, foram escolhidos os ritmos que seriam inseridos, levando em conta a cultura do país vizinho, onde se optou por inspirações como candombe, tango e milonga, por exemplo. “Eu escuto música do Uruguai há muito tempo, pois meu pai era uruguaio e vivi toda a minha infância no Uruguai. Tenho uma relação muito forte com esses ritmos”, destaca.

Para a composição, foram utilizadas as cuerdas tradicionais do candombe, constituídas pelos tambores piano, repique e chico. Além disso, Pimentel também usou contra-baixo, piano, violão, guitarra, e outros sons, em um processo que contou tanto com gravação de instrumentos como com inclusão de sons de softwares de edição musical. Em uma música, também há participação da cantora Cibele Martinez.

O curta-metragem ‘La Sociedad’ registra o movimento cultural de integração que acontece na Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos de Bagé, um lugar definido pela convivência e pela integração entre pessoas que vivem nos dois lados da fronteira entre Brasil e Uruguai. Por meio de imagens de arquivo e entrevistas com personagens que frequentam o espaço, o filme apresenta a atmosfera do local onde brasileiros se sentem um pouco uruguaios e uruguaios se sentem um pouco brasileiros.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online