Urcamp
Professores da Urcamp apresentam resultados do semestre em Seminário de Boas Práticas Pedagógicas
por Yuri Cougo Dias
Com o propósito de compartilhar as experiências obtidas nos trabalhos realizados na sala de aula, o Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico (NAP) da Urcamp realizou, na noite desta quarta-feira (16/12), o III Seminário de Boas Práticas Pedagógicas. Na oportunidade, os professores apresentaram diversos resultados de trabalhos práticos, reflexões, propostas e demais atividades quetenham promovido algum impacto, nas diversas áreas de conhecimento.
Conforme a pró-reitora de Ensino, Virginia Paiva Dreux, este seminário teve uma característica diferente, pelo fato das atividades que foram apresentadas terem sido desenvolvidas em meio ao ensino remoto, em razão da pandemia da Covid-19. “Com a necessidade das aulas virtualizadas, tivemos que utilizar outros métodos de avaliação. E nessa edição do seminário, os professores apresentaram o que conseguiram fazer em termos de inovação. Participam professores componentes, que se propuseram a apresentar, e os que ficam como ouvintes. Essa troca é muito importante, pois instiga os professores, a cada semestre, se aperfeiçoarem. Isso reflete, automaticamente, no aprendizado do aluno. Cada seminário tem tido mais inscritos, é um evento que veio para ficar”, contextualiza.
Coordenadora do curso de Administração e integrante do NAP, Rita Jorge enfatiza que o seminário é um importante momento para troca de experiências. “Os docentes, ao apresentarem suas práticas, compartilham com os demais colegas suas experiências, que podem ser replicadas em outros cursos, outros componentes curriculares. É um efeito cascata, de muitos conhecimentos compartilhados. E quem acaba ganhando é nosso ensino que, cada vez mais, busca a excelência para ser praticada nas aulas para nossos acadêmicos”, frisa.
Coordenador do curso de Jornalismo e também integrante do NAP, Glauber Pereira destaca o valor dos seminários como forma de aprendizado coletivo. “Os seminários do NAP são momentos de compartilhar experiências trazidas pelos colegas professores. São momentos de aprendizagem sobre a prática docente e seus elementos. Neste terceiro, priorizamos a avaliação e suas práticas frente ao desafio do ensino remoto, metodologias ativas e distanciamento social. Toda vez que vencemos estas barreiras, saímos mais fortalecidos e com mais conhecimento”, pontua.
O NAP
Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, o NAP é responsável por oferecer oficinas e capacitações aos docentes e funcionários da Urcamp. Esse processo decorre após um levantamento de quais são as necessidades dos professores e funcionários. A partir desse processo, decorre a escolha dos temas, oficinas, seminários e demais eventos que possam contribuir na qualificação acadêmica e jornada de trabalho.