MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bagé será sede de programa de monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Estado

Em 12/12/2020 às 06:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Bagé será sede de programa de monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Estado | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeira estação foi implantada em Pinheiro MachadoFoto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) está finalizando o projeto Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (SIMAGRO-RS). A base do projeto será em Bagé, através do meteorologista Flavio Varone, que atua na coordenadoria regional da pasta no município.

Conforme Varone, que foi o responsável pela instalação das 20 estações meteorológicas no Estado, o trabalho iniciou em julho, com a instalação da estação na Estância Guarda Velha, em Pinheiro Machado, e se estendeu ao longo dos últimos meses. A última unidade instalada foi no município de Sobradinho, na região Centro-Serra. “Com a implantação deste equipamento, foi encerrada a primeira etapa do projeto”, disse.

De acordo com o meteorologista, as estações irão gerar dados de umidade, temperatura, vento, chuva, radiação e pressão e irão melhorar o monitoramento agroclimático do RS. Além disso, segundo Varone, será possível ajudar na verificação das condições ideais para aplicação do herbicida 2,4-D e qualquer outro produto fitossanitário.

Varone explica que as estações foram instaladas em regiões onde ocorreram registros de deriva do 2,4-D e a composição da rede  foi possível devido a recursos provenientes de um acordo entre o Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotoria do Meio-Ambiente, e empresas de herbicidas, com o custo total em torno de R$ 600 mil para a montagem e manutenção por três  anos.

O meteorologista ressalta que a rede de sensores vai coletar os dados atmosféricos para gerar os alertas meteorológicos de deriva, das condições adequadas ou inadequadas de aplicação dos agrotóxicos hormonais, além de monitorar as condições climáticas predominantes e produzir ferramentas para o produtor gaúcho.  

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br