MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Com 29 confirmações no RS este ano, Mormo é tema de reunião da Câmara Setorial de Equinos

Em 10/12/2020 às 06:01h

por Redação JM

Com 29 confirmações no RS este ano, Mormo é tema de reunião da Câmara Setorial de Equinos | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dados atualizados foram expostos em reunião virtual | Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram,  terça-feira (8), dados atualizados sobre a situação do mormo no Rio Grande do Sul, em reunião realizada virtualmente pela Câmara Setorial de Equideocultura.

Conforme o fiscal estadual agropecuário Gustavo Diehl, do Programa de Sanidade Equina da SEAPDR, em 2020, foram realizadas 56 investigações de focos da doença no Rio Grande do Sul, sendo 29 deles confirmados e 10 ainda aguardando resultados. Nestes focos, 31 animais tiveram testes positivos. “O número de investigações superou em três vezes as contabilizadas em 2019”, informou.

O fiscal federal agropecuário Luiz Otávio Amaro da Silveira contou que 55 mil exames foram realizados este ano no Estado, uma retração por causa da pandemia, frente aos 107 mil feitos em 2019. A partir de abril de 2020, a testagem passou a ser feita pelo método ELISA, aumentando o índice de positividade. “Como cadeia, temos que orientar o pessoal sobre esse novo cenário, traçar estratégias diferentes. Queríamos um estado livre, mas isso em médio e longo prazo não será possível. Temos que conversar e ver o que podemos fazer”, ponderou.

Chico Fleck, conselheiro de planejamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), acredita que um plano de enfrentamento deva ser elaborado junto ao setor produtivo.  “O número de animais testados ainda é muito pequeno, então temos que envolver a cadeia produtiva, as associações. Buscar fundo para fazer, primeiro, um levantamento dos animais e, quem sabe, um plano ousado para a testagem de todos os equinos. Estamos com as exportações trancadas por causa do mormo”, ressaltou.

O coordenador da Câmara Setorial, Leonardo Lamachia, marcou nova reunião para a primeira semana de fevereiro, com o objetivo de apresentar e discutir ações de enfrentamento ao mormo. “Este é um fórum excelente para debatermos e levarmos ao setor produtivo mais conscientização sobre o assunto”, concluiu.

Confirmação de positivo agora pode ser feito no LFDA/RS

Durante a reunião, o fiscal do Mapa Luiz Otávio Amaro da Silveira apresentou uma boa notícia: o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA/RS), vinculado ao Ministério, já está autorizado a fazer o exame confirmatório de positivo do mormo. “Com isso, teremos resultados em três dias úteis”, destacou.

Anteriormente, apenas o LFDA de Pernambuco poderia realizar a contraprova e os laudos levavam, em média, duas semanas para ficarem prontos. “Encaminhar as amostras para Pernambuco representa grandes desafios logísticos. Ter o LFDA/RS para a confirmação de positivo nos trará agilidade no envio, que poderá ser feito por sedex, e também alivia a sobrecarga de demanda do laboratório de Pernambuco”, explicou Diehl.

Capacitação para exame

O fiscal federal Luiz Otávio também informou que o Ministério, em parceria com a Embrapa, acaba de lançar uma capacitação EAD de 20 horas para habilitar veterinários para a coleta de exames de mormo. “Temos 8 mil veterinários habilitados no Brasil, destes, 20% só no Rio Grande do Sul. Na primeira semana do novo sistema, tivemos mais de mil veterinários inscritos”, detalhou. Participaram da reunião da Câmara Setorial representantes da ABCCC, da Associação Brasileira de Cancha Reta (ABCR), da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) e Emater/RS-Ascar.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br