MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Egresso da Urcamp lança livro no maior congresso de comunicação do Brasil

Marcelo Rodríguez formou-se em Jornalismo em agosto deste ano e já busca novos desafios acadêmicos

Em 05/12/2020 às 13:05h

por Redação JM

Egresso da Urcamp lança livro no maior congresso de comunicação do Brasil | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obra é consequência da pesquisa realizada por Rodríguez para o TCC | Foto: Reprodução

O jornalista Marcelo Rodríguez, egresso do curso de Jornalismo da Urcamp, lançará seu primeiro livro na segunda-feira, dia 7, no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, mais conhecido como Intercom 2020. A obra chamasse Subjetividade, manipulação e pós-verdade: EUA e Irã pelos olhos da CNN em Espanhol e é consequência da pesquisa realizada por Rodríguez para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, originalmente apresentado em julho.

“Basicamente, é um livro sobre teorias da comunicação e do jornalismo e o fato que gerou a pesquisa foi o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, lá em janeiro deste ano, em um atentado feito pelos Estados Unidos. Houve até uma histeria nas redes sociais sobre uma possível 3ª Guerra Mundial. Então, o livro traz uma revisão bibliográfica aprofundada sobre questões como a parcialidade da mídia e analisa o fenômeno da pós-verdade, que prejudica e muito o cotidiano social de forma imperceptível a olho nu”, explica.

Sobre este momento da sua carreira, Rodríguez diz que ainda não caiu a ficha, mas considera estar realizando um sonho. “Quando a gente se descobre como pesquisador, ter um trabalho apresentado em qualquer evento já é importante, mas isso passa a ter uma conotação ainda maior quando esse evento é para todo o Brasil. Inclusive, que o livro tenha sido aprovado para o lançamento durante o Intercom 2020 foi uma surpresa. Imagina, eu submeti achando que não ia dar em nada e cá estamos nós”, destaca.

Foi justamente na Urcamp que Rodríguez descobriu que não só queria ser jornalista, mas também queria ser professor e pesquisador. “Eu tive grandes inspirações nesse sentido, como a professora Clarisse Ismério e a ex-professora Taiane Volcan, mas acho que a pessoa que mais me inspira a seguir essa carreira é a professora e grande amiga Cristiane Pereira, que foi a orientadora do meu TCC”, comenta. Aliás, juntos, Rodríguez e Cristiane receberam dois prêmios por seus trabalhos no Congrega 2k20 da Urcamp.

Nesse contexto, a professora Cristiane Pereira expressa sua felicidade pela conquista do amigo. “É um orgulho ter sido orientadora do trabalho que originou este livro. Resultado de todo o esforço acadêmico do Marcelo, que sempre mostrou um forte perfil para ser pesquisador. E nós, professores do curso de Jornalismo da Urcamp, estamos muito felizes com o fato de que o trabalho de um egresso esteja virando livro e mais, esteja sendo lançado no maior congresso de comunicação do Brasil”, destaca.

O e-book, que já está disponível gratuitamente, será lançado pelo jornalista e agora também escritor Marcelo Rodríguez durante o Bate-Papo Publicom, nome do espaço de lançamentos editoriais do Intercom 2020. A apresentação de Rodríguez ocorrerá pontualmente às 15h50 desta segunda-feira, dia 7 de dezembro, e pode ser livremente assistida pela plataforma Zoom. O link para acesso estará disponível, assim como o próprio livro, no site da Editora Vecher: www.editoravecher.com.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br