MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Artesãos da região de Bagé participam da final do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina

Em 23/11/2020 às 11:27h

por Redação JM

Artesãos da região de Bagé participam da final do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Manuel Domingues, de Hulha Negra, na modalidade Poncho, apresentou a peça em crochê Foto: Divulgação

Representada por oito artesãos, a região de Bagé participou da etapa Estadual do 1º Concurso Virtual de Lã Ovina, na quinta-feira da semana passada (19/10). Com 19 peças inéditas inscritas, os participantes concorreram entre as modalidades acessórios, mantas, xergão, poncho, colete, blusão, casacos e peças em geral, além das premiações de destaque inovação e destaque jovem artesão rural. A etapa estadual do Concurso também contou com a presença do presidente da Emater/RS, que realizou a abertura do concurso no Escritório Regional de Bagé.

Promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o evento tem o objetivo estimular os artesãos à produção contínua das peças de lã ovina, favorecer e reconhecer as atividades desenvolvidas em casa no período de quarentena e promover a visibilidade ao artesão e ao artesanato local.

O concurso ocorreu em forma de live na plataforma do Youtube, tendo as peças avaliadas pelo médico veterinário Eduardo Amato, a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, Luana Machado, a gestora cultural Letícia de Cássia, a coordenadora do Programa Gaúcho de Artesanato, Marlene Leal, e a ex-extensionista rural, Mariluce Chaves.

Entre os artesãos da região, dois saíram premiados. Manuel Domingues, de Hulha Negra, na modalidade Poncho, apresentou a peça em crochê, com fio artesanal e tingimento natural, e Ana Roseneia Marques, na modalidade Destaque Inovação, pelo presépio com figuras em feltragem agulhada de lã natural artesanal.

Segundo a extensionista rural, Jacqueline Bragança, cada etapa teve a sua importância. “Foi um orgulho para nossa região ter tantos participantes e peças diversificadas em técnicas e modalidades, mostrando talentos durante todo o concurso”.

O artesão Domingues, relata ser gratificante ver sua peça ganhando destaque estadual, já que a produção do artesanato que produz em sua propriedade possui o cuidado na qualidade do fio e aprimoramento das técnicas para inovação em suas criações. “Estamos sempre buscando no mercado novidades que venham agregar, por que esse é o nosso diferencial, nosso trabalho é todo sempre feito aqui na propriedade. Não compramos nada de fora, então sabemos que o trabalho que dá aqui na propriedade se torna gratificante”, conta Manuel.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br