MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Controle e manejo de javalis é tema de reunião em Bagé

Em 14/11/2020 às 00:20h
Gustavo R da Luz

por Gustavo R da Luz

Controle e manejo de javalis é tema de reunião em Bagé | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Márcia Marinho

Produtores rurais e controladores de javalis participaram de reunião, nesta semana, com o deputado federal Afonso Hamm, para tratar da prática do controle e manejo desses animais. O encontro foi no salão nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé e contou com a presença dos controladores de javali de Bagé, Candiota, Pinheiro Machado, Santa Maria, Aceguá, Hulha Negra e Canoas.

As manifestações ficaram a cargo do presidente da Rural, Geraldo Brossard Corrêa de Mello e do presidente da Associação Bageense dos Criadores de Ovinos, Gustavo Velloso, que relataram a preocupação dos produtores com a presença desse animal nas propriedades causando prejuízos nas plantações, na produção, na pecuária e no meio ambiente. O gerente regional da Emater, Rodolfo Perske, abordou sobre o trabalho e reuniões que a entidade vem realizando em relação a esse assunto e ao Cadastro Ambiental Rural.

O encontro contou com a presença dos controladores de javalis de diversos municípios da região e também de Canoas. Eles apresentaram suas preocupações quanto aos entraves que os controladores encontram e a demora da liberação dos documentos para a realização das atividades, além das exigências legais visando simplificar a burocracia. O participante Adão Garcia anunciou que está sendo criada Associação de Controladores da Região da campanha, para organizar as atividades que realizam.

Hamm comenta que esse debate é importante para efetivar uma legislação mais prática que compreende o controle de população dos javalis. Ele observa que esse assunto foi tratado neste mês também com um grupo de Pinheiro Machado. “Estamos debatendo algumas alterações na legislação, tão necessárias, que ofereça segurança jurídica e que possa fazer redução significativa nas ações dos controladores e também para minimizar os prejuízos nas propriedades rurais”, ressalta.

Conforme o deputado, os debates sobre esse tema serão tratados durante a Agrovinos em Bagé e a Feovelha de Pinheiro Machado, que ocorrem em janeiro de 2021.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br