MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Pesquisa premiada no Congrega Online 2k20 destaca importância de “Smart Cities” na sociedade

Em 07/11/2020 às 06:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Pesquisa premiada no Congrega Online 2k20 destaca importância de “Smart Cities” na sociedade | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos analisaram conjuntura de empresas em relação às demandas atuais - Foto: Divulgação

Na lista de vencedores do Congrega Online 2k20, realizado em outubro, houve a seguinte constatação: o nível de ensino da Urcamp indefere se é presencial ou em EAD. A partir disso, pode-se chegar à teoria de que o comprometimento do aluno tem papel fundamental na trajetória. Nesse sentido, nos resultados da 14ª Mostra de Projetos Comunitários, Integradores e de Extensão, o trabalho vencedor na área de Ciências Exatas e da Terra merece destaque.

Sob a orientação dos professores Maria Elaine dos Santos León e Cristian Claudio Ribeiro, os estudantes em EAD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Luísa Inácio Lourensi e Rodrigo Pereira Reiniger, conquistaram o primeiro lugar, com a pesquisa “Smart Cities (cidades inteligentes): uma tendência que veio para ficar”.

O trabalho foi resultado das atividades dos Projetos Integradores (profª Maria Elaine León), aliado aos componentes de Pensamento Computacional (prof. Cristian Claudio Ribeiro) e Rede de Computadores (prof. Henry Carvalho). O objetivo foi buscar, de forma on-line, casos de empresas que tenham buscado a implementação de novas tecnologias, de modo que facilitem o atendimento ao consumidor no cotidiano.

Para isso, os estudantes analisaram o trabalho de três empresas que se enquadram no conceito de Smart Cities. Eles consideraram a forma como o serviço era desempenhado mediante vários formatos, como portal de internet, telefone, aplicativos, softwares, localização on-line, autoatendimento, mobilidade, entre outros tipos de meios que se tornem facilitadores para a rotina do cliente.

Na análise, foi levado em conta o período pandêmico, que resultou no distanciamento social. Logo, tal situação foi colocada em pauta para saber de que forma as empresas analisadas se adequaram para suprir as necessidades dos clientes nesse momento. “Podemos perceber que a transformação das cidades convencionais em inteligentes é uma grande tendência, algo que veio para ficar. E através das três empresas estudadas podemos perceber o quanto elas são importantes para esta migração do mundo convencional para o smart, notando que é um caminho ainda a ser muito explorado e com grandes oportunidades de pesquisa, crescimento e investimento”, destacam os autores, na conclusão.

A inovação como forma de transformar o mundo

Coordenadora de Sistemas de Informação (presencial) e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD), Maria Elaine destaca que a pesquisa serviu para reflexão, no sentido do quanto à tecnologia contribui para uma cidade ser considerada uma Smart Cities. “A pandemia nos adiantou o que seria daqui a 10 anos para 10 meses. São hábitos e facilidades que vieram para ficar. A pesquisa serve de estímulo para alavancar nossos aprendentes para que se posicionem de forma segura e inovadora, com todo o recurso tecnológico frente a toda e qualquer adversidade. Seja na vida, como é o caso da pandemia da Covid-19, ou na busca de soluções na vida profissional”, argumenta.

E nessa linha de raciocínio, Maria Elaine destaca que a área de TI é caracterizada pela necessidade de formar profissionais dinâmicos, capacitados e adaptáveis. “Somos todos formados, maleáveis e transformados, tanto quanto agentes de transformação, por meio destes coeficientes que habitam em todos nós. E a evolução tecnológica nos traz isso, pois nos transformamos porque ajudamos a transformar o mundo num lugar melhor, através do bom uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)”, conclui.

Valor da pesquisa na trajetória acadêmica

Uma das autoras da pesquisa, Luísa Inácio Lourensi, 25 anos, é natural de Dom Pedrito, mas reside em Pelotas. Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas desde março de 2020, para ela, o primeiro lugar conquistado no Congrega 2k20 significa um grande marco para seguir a trajetória como aluna e como futura profissional, na busca por tecnologias como meio facilitador. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento, já que é de grande relevância disseminarmos as pesquisas acadêmicas com o resto da população, pois enriquecemos o meio em que vivemos e tornamos nossas pesquisas úteis. Além de ser muito gratificante ter um trabalho reconhecido, motiva a seguir por este caminho. E a relevância como profissional é de ver as tecnologias chegando cada vez mais ao acesso de todos e otimizar nossas rotinas”, enfatiza.

A partir desse resultado, a aluna crê em resultados ainda mais avançados no decorrer da trajetória do curso. “Minha experiência no ensino a distância da Urcamp não poderia ser melhor. Apesar de não frequentarmos o campus obrigatoriamente, temos toda assistência do corpo docente e dos demais funcionários. E isso aliado com a liberdade de fazer meus horários de estudo e atividades relacionadas ao curso. Foi uma ótima escolha que fiz”, finaliza.

Outro autor da pesquisa, Rodrigo Pereira Reiniger, 25 anos, é natural de Bagé. Mas, da mesma forma, também reside em Pelotas e iniciou o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas neste ano. Para ele, sair premiado já no primeiro ano foi algo surpreendente e que serve como motivação para futuros trabalhos. “Foi uma surpresa muito legal, realmente não esperava ser premiado. E como profissional, acredito que a tecnologia tem mudado nossas rotinas, otimizando nosso cotidiano, já estando em coisas que nem nos demos conta”, raciocina.

Sobre a experiência com o Ensino a Distância, destaca que o método mantém a mesma qualidade e, levando em conta a sua rotina diária, torna os estudos mais práticos e dinâmicos. “Estou gostando bastante da experiência EAD. Sempre gostei de ter praticidade e de poder assistir as aulas no conforto de casa. Isso é demais!”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br