MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Oportunidade para conhecer propostas

Em 31/10/2020 às 00:37h
Felipe Valduga

por Felipe Valduga


Bagé, a exemplo dos demais municípios do país, caminha rumo a mais uma eleição que definirá quem comandará a Prefeitura ao longo dos próximos quatro anos. É, talvez, o momento mais importante da democracia local. Simplesmente porque mais que definir quem será o chefe do Executivo nacional ou estadual, por mais que estas escolhas determinem, sim, alguns dos passos mais expressivos do desenvolvimento, no caso municipal há uma espécie de viasualização próxima e mais direta a cada percalço enfrentado ou mesmo conquista obtida. É na eleição do prefeito que uma população estabelece qual o destino do que acontecerá porta afora, ou, basicamente, mais perto de seus olhos.

No caso da Rainha da Fronteira, há um pleito de certo modo histórico. Como evidenciado pela coluna Fogo Cruzado, assinada pelo jornalista Sidimar Rostan, recentemente, trata-se da eleição com o maior número de postulantes desde a redemocratização de 1985. Por si só, algo que demonstra, primeiro, o interesse de diferentes vertentes da política local em assumir o Executivo e levar adiante seus ideais, e, posteriormente, mas não menos significativo, por representar uma disputa que abre um leque maior de possibilidades para que o eleitor faça sua escolha quando voltar a se ver frente a frente com a urna eletrônica.

Buscando cumprir seu papel informativo e, do mesmo modo, auxiliar o eleitor a obter mais dados a respeito de cada candidato, o Jornal MINUANO passa a publicar, a partir da edição deste final de semana, entrevistas com cada um dos sete concorrentes. Ao longo dos últimos dias, Rostan entrevistou cada um dos registrados para disputar a eleição ao Executivo com a meta de extrair e apresentar, em nossas páginas, de maneira ampla e mais detalhada possível, as principais propostas dos postulantes.

Nesta edição, dois deles, Elenara Ianzer (PDT) e Manoel Machado (PSL), têm exatas duas páginas cada destinadas a garantir o objetivo do JM com esta iniciativa. Eles estreiam após terem sido os primeiros selecionados em sorteio realizado, de forma virtual, na quinta-feira, dia 29, com representantes das coligações - dos setes postulantes, quatro tiveram representantes acompanhando o ato ao vivo, dentro do horário agendado, e balizaram a ordem de publicação de cada entrevista. Até 12 de novembro, os demais também terão seus espaços, na seguinte ordem: 3 de novembro, Fernando Vargas (PSOL); 5 de novembro, Uilson Morais (Solidariedade); 7 de novembro, Luiz Fernando Mainardi (PT); 10 de novembro, Divaldo Lara (PTB); e 12 de novembro, Beto Alagia (Podemos).

O JM entende como fundamental a realização desta ação para contribuir, de seu modo, com o processo eleitoral e, claro, atender ao interesse público da comunidade bajeense. É, em nossa avaliação, uma oportunidade para que todos tenham acesso às propostas consideradas pilares por cada candidato e possam tomar a decisão que julguem mais acertada na eleição de 15 de novembro.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br