Esportes
Exposição fotográfica virtual destaca os 100 anos do Bagé
Publicada em 02/07/2020
A inesperada pandemia afetou diretamente às comemorações do centenário do Grêmio Esportivo Bagé, que será celebrado no dia 5 de agosto. Ainda mais que o clube programava um cronograma de eventos no decorrer do ano. Em busca de uma alternativa para resolver esse problema, o curso de Jornalismo da Urcamp e o Jalde-negro firmaram uma parceria, por meio dos projetos integradores, para realização de uma série de ações que contemplasse a histórica data. E a ação mais recente foi o lançamento de uma exposição virtual fotográfica, que pode ser acessada no site do Jornal MINUANO.
A busca e montagem do acervo fotográfico foram realizadas pelos alunos Sharon Maia, Lucas Zacouteguy, Bianca Vaz e Camila Barbosa. A mentoria teve a responsabilidade de Dione Lemos. Conforme Zacouteguy, além de contemplar as comemorações do centenário, a iniciativa atingiu status de inovação, por suprir uma lacuna que existia no clube. "Articulamos a ação com o Dione, uma pessoa completamente apaixonada pelo Bagé. Depois, com o Carlos Alberto Macedo Ducos, que tinha um acervo pessoal muito rico. Pegamos fotos daqui e dali e conseguimos montar. Ao todo, foram 120 fotos. Selecionamos 74 para serem publicadas", contextualiza.
Segundo o acadêmico, a ideia de atender demandas do centenário Jalde-negro já tinha sido estabelecida ainda em março, quando as aulas eram presenciais. Com a invasão da covid-19 e, consequentemente, a virtualização do ensino, os alunos se adaptaram em meio ao contexto. Então, a exposição das fotos tornou-se digital. "É muito gratificante fazer parte disso, pois o Bagé não vai fazer 100 anos duas vezes. Foi um projeto totalmente inovador, pois o clube não possuía um acervo fotográfico. Realmente, me sinto muito feliz de poder ajudar a contar uma parte dessa história, de não deixá-la se perder com o passar dos anos. Infelizmente, o Brasil é um país que a memória se perde no esquecimento. E esse registro ficará guardado para as futuras gerações", afirma.
Professor e coordenador de Jornalismo na Urcamp, Glauber Pereira enfatiza o engajamento que a proposta surgiu a partir de um diálogo com o então mentor Dione Lemos, que é responsável pelas mídias sociais do Bagé. "Estamos em plena pandemia, e o Bagé comemorando 100 anos justamente num momento em que ninguém pode se encontrar e ir ao estádio. Estamos auxiliando o Bagé a criar vínculos virtuais com as pessoas", destaca.
Leia também em Esportes
Esportes
Nova fórmula para o Gauchão será definida nesta sexta-feira Há 1 hora Esportes
Saiba as projeções de adversários do Guarany na primeira fase do Copa do Brasil Há 15 horas Esportes
Emocionado, Tato Moreira celebra classificação do Guarany para a Copa do Brasil Há 23 horas Esportes
Guarany está classificado para Copa do Brasil Ontem