Cidade
Inicia aplicação de testes rápidos para mapear o coronavírus em Bagé
Desde a manhã de sexta-feira, centenas de bajeenses estão recebendo equipes da Secretaria de Saúde responsáveis pela aplicação dos testes rápido para detecção do covid-19, o novo coronavírus. Ao todo, são 20 equipes trabalhando para atender as 400 residências desta primeira de quatro etapas previstas.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, que coordena a ação, organizada a partir da pesquisa desenvolvida pela Unipampa, explica que o trabalho é dividido em quatro etapas, realizadas a cada quinzena. "Bagé é o único município do Brasil que está realizando uma ação deste tipo de forma individual", ressalta ele.
Neste primeiro momento, as 20 equipes, compostas por duas pessoas, devem ser visitadas 400 casas selecionadas pelas pesquisadoras da Unipampa, utilizando dados da Prefeitura, com cadastro dos atendimentos de Estratégia e Saúde da Família (ESF) e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Foram selecionadas 40 zonas para serem visitadas em Bagé. Em cada zona, uma casa é selecionada e as demais residências são visitada a cada 10 casas a partir da primeira", explica o secretário.
Além do teste rápido, é aplicado um questionário específico para o cidadão em análise. Em caso positivo, os demais moradores da residência são orientados a também serem testados. O resultado é quase imediato, sendo disponibilizado em apenas 15 minutos. Para as quatro etapas da ação foram destinados 3,2 mil testes rápidos.
"Esta ação será importante com relação a flexibilização, ou não, das medidas adotadas. Os dados serão repassados ao prefeito e definiremos, em conjunto, quais serão as ações que devem ser tomadas a partir do resultado dos testes", explica.