Cidade
Autores convidados da 3ª edição do FestFronteira integram atividades preparatórias ao evento
Marcado para maio, com parte da programação na Biblioteca Pública Doutor Otávio Santos, a 3ª edição do FestFronteira Literária apresenta atividades para formação do público leitor antes mesmo da data oficial do evento, com a parceria de apoiadores do projeto.
Inicia hoje, por exemplo, a nova temporada da Roda de Leitura, atividade semanal promovida pela Biblioteca Pública em parceria com o projeto de extensão Confraria Poética, da Unipampa. Nesses encontros, os presentes realizam a leitura em voz alta de obra literária selecionada previamente. Neste ano, a ação começa dando destaque a textos dos escritores que participarão do 3º FestFronteira. A primeira obra a ser lida será Andarilhos, de Rodrigo Ungaretti Tavares, um dos idealizadores do festival. Os demais autores são João Nunes, Gabriela Silva, Davi Koteck, Luísa Geisler, Samir Machado de Machado, Arthur Tello, Tobias Carvalho e Rafael Bassil.
Os encontros do projeto acontecem sempre às segundas, das 17h às 18h, no auditório da Biblioteca. A atividade é aberta ao público e podem participar todos os interessados em literatura, sem distinção de escolaridade ou idade. Não é preciso realizar a leitura prévia dos textos.
Além do Roda, as obras dos autores do festival também estão sendo lidas e debatidas em sala de aula por alunos do IFSul, sob orientação da professora Mariane Rocha. "O objetivo da iniciativa", salienta Tavares, "é que o público conheça a grandiosidade das obras e o talento dos autores convidados do Festival de forma antecipada. Assim, podem trocar experiências de leituras e tirar dúvidas com os convidados".
O 3º FestFronteira Literária acontece nos dias 8 e 9 de maio, com programação na Biblioteca Municipal, no IFSul e na LEB. Um dos destaques da edição será o lançamento do livro "Ainda que a terra se abra", nova obra de Rodrigo Tavares, também autor de Noite Escura (2011) e Andarilhos (2017).