Cidade
Concurso da Prefeitura de Bagé mobiliza milhares de candidatos
Mesmo com a não aplicação das provas para as vagas de Médico, Engenheiro e Arquiteto, que foram suspensa pela Justiça devido a questões salariais, milhares de candidatos compareceram em diversos locais de Bagé, no final de semana, para a realização das provas para o concurso destinado ao provimento de servidores à Prefeitura. Os cargos com maior número de inscrições foram para Guarda Municipal, Auxiliar Administrativo, Auditor Fiscal de Tributos, Fiscal Ambiental, professor de Séries Iniciais, Servente Merendeira, Motorista e Agente Comunitário de Saúde.
O concurso contabilizou mais de 9,5 mil inscrições homologadas e os candidatos disputaram pouco mais de 100 vagas, para o quadro geral, em todos os níveis, e 25 para a Guarda Municipal. A abstenção geral foi de 12,81%.
Busca por emprego
Na parte da tarde de sábado, foram realizadas as provas para vagas do Ensino Fundamental. A escola Estadual de ensino Médio Silveira Martins recebeu mais de 380 candidatos, que disputaram a vaga de motorista. O jovem Emanuel Mendes, de 24 anos, concorreu no certame. Ele salientou que trabalha em uma empresa de automóveis, no almoxarifado, mas busca uma estabilidade com o concurso. Ele foi um dos primeiros a chegar no local e relatou que focou no estudo das leis.
O apicultor Lionel Gonçalves, de 18 anos, também participou da disputa. Ele concluiu o Ensino Médio no ano passado e acreditava que a prova seria tranquila. O jovem busca estabilidade no serviço público e, aliado a isso, optou pela vaga pelo 'gosto por dirigir'. “Dependendo do horário, dá para aliar os dois trabalhos”, argumentou.
A cuidadora de idosos Graciliana Rodrigues Simões, de 39 anos, estava ansiosa pela prova. Ela comentou que adora dirigir e estava esperançosa em ser aprovada. “Desejo realizar um bom concurso e passar para ter estabilidade”, relatou.
Outro candidato foi o gestor em Tecnologia da Informação, Maicon Garcia, 29 anos. Ele se inscreveu para três funções: Guarda Municipal, motorista e fiscal de tributos. Garcia ressaltou que estava se preparando para o certame há cinco meses e disse que estava confiante. “A de Guarda Municipal achei bem fácil”, relatou.
Expectativa pela Guarda Municipal
O certame para Guarda Municipal foi realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no sábado de manhã. O secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Luís Diego Soares, esteve no local antes do início da prova. Ele salientou que a expectativa para a contratação dos novos servidores e disse que a criação da Guarda Municipal é algo histórico para a cidade, visto que há mais de 30 anos já era tratado sobre o tema e, mesmo assim, até hoje, é algo que não se concretizou. “Vai somar muito para a população e para a Segurança Pública”, comenta.
Soares salienta que, após o certame concluído, os aprovados devem passar por um curso de formação e acredita que, até o final do ano, os 25 guardas já estejam trabalhando na segurança do município.