Segurança
Ação policial prende quatro homens e frusta plano de Mochilão para novo sequestro
Publicada em 18/03/2019
Patrick da Costa Duarte, 24 anos, Everton Renan Borges Cuadros, 19 anos, Lucas da Cruz Ibanez, 24 anos, e Lucas Leal, 20 anos, foram presos em flagrante, na tarde de sexta-feira, por tráfico de drogas e receptação de um veículo roubado, em uma ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Setor de Inteligência e o Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Bagé. A investigação, de acordo com os policiais, estava averiguando um plano de sequestro contra um empresário do ramo de obras da cidade, desde o dia 8 de março.
As informações obtidas durante as investigações confirmaram que o plano estava sendo comandado pelo apenado Tiago Rafael Leges Ferreira, conhecido como Mochilão. Recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), Mochilão tem envolvimento em outro crime dessa natureza, ocorrido no ano passado, onde a vítima foi resgatada pela polícia e todos os envolvidos foram presos.
Conforme os agentes, a investigação policial descobriu que um dos envolvidos no plano era Duarte, que estava comercializando entorpecentes para um grupo criminoso de Bagé. Enquanto monitoravam a rotina do suspeito, que seria o braço direito do apenado da Pasc, os policiais viram quando ele saiu de casa para fazer uma entrega de droga. Quando Duarte se aproximou de um veículo, nas proximidades da caixa d'água do bairro Castro Alves, uma equipe de intervenção realizou a abordagem e encontrou uma porção de crack, que iria ser entregue para os ocupantes do veículo.
Os indivíduos que estavam dentro do carro, Ibanez e Leal, também são ligados ao grupo criminoso. O carro apreendido estava com placas adulteradas. O veículo havia sido roubado em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.
Após a prisão do trio, a polícia foi até a residência de Duarte, também no bairro Castro Alves. No local, foi encontrada mais uma grande quantidade de droga, dinheiro e balança de precisão. Os policiais localizaram outro integrante do grupo criminoso. Cuadros seria responsável por guardar a droga e os carros roubados.
Cativeiro
Em continuidade às diligências, os agentes foram até a cidade de Candiota, onde localizaram a residência que seria utilizada como cativeiro. No local foram apreendidos dois veículos roubados, com placas clonadas, uma Chevrolet Spin e um Peugeot 207 - um deles havia sido utilizado na primeira tentativa de sequestro, ocorrido no dia 8 de março deste ano.
Monitoramento
Conforme o delegado Cristiano Ritta, a Draco monitora os principais grupos criminosos que atuam na região. A ação é resultado de um trabalho de inteligência e investigação qualificada, que impediu a extorsão mediante sequestro contra um empresário de Bagé. O delegado ainda explica que o grupo criminoso cogitou outros alvos, entre empresários e autoridade da cidade. As investigações continuam para identificar os demais participantes da organização criminosa.
Apreensões
Os quatro indivíduos foram presos por tráfico de drogas, receptação e organização criminosa. Eles foram recolhidos ao Presidio Regional de Bagé (PRB). Foram apreendidos três veículos roubados, R$ 7,6 mil em dinheiro, 120g de crack e 20g de cocaína, além de anotações referentes ao tráfico de drogas.
Leia também em Segurança
Segurança
Sancionada lei que cria cadastro de condenados por crimes sexuais Há 10 horas Segurança
Presídio de Bagé não tem previsão de contar com bloqueadores de celular Há 11 horas Segurança
Quem eram as vítimas de acidente fatal registrado na BR-293 Há 3 dias